segunda-feira, novembro 17, 2008

O Cristo de Ilhéus

ACORDA MEU POVO ...




Inspirado em Ilhéus continuamos reportando nesse espaço virtual, fizemos um ano de postagens e comemoramos modestíssimos vinte mil acessos. O objetivo aqui é lembrar de quantas possibilidades temos de recuperar a história, patrimônio e importância da cidade de Ilhéus.

Um símbolo dessa grande luta, um Cristo, fundado em 10 de novembro de 1942 é nosso cartão postal, já completando 66 anos, como mais um exemplo do que podemos aproveitar com mais carinho nessas terras lindas. Ele é único, diferente, o mais humano e perto do mar, mas vive em um terreno sem definição por décadas, sempre desprotegido, sujo e nunca teve uma iluminação profissional de monumento artístico. A praça não tem tratamento urbanístico, e reconhecer sua importância para a revitalização da cidade é um marco necessário. O Cristo de Ilhéus, abraçando o atlântico é genial, assim como o do Corcovado, ou o de Vitória da Conquista ou Colatina, no Espírito Santo. 

Um ano de Blog e uma proposta de testemunhar, os temas principais de uma agenda para urbanizar a Orla, entender os problemas do Porto que transfigurou a geografia da cidade histórica e a necessidade de incorporar o Morro de Pernambuco, ao patrimônio público. Anotamos a gravidade dos problemas relacionados a Segurança no Mar, quando passamos a receber milhares de banhistas, sem uma estratégia a altura de evitar afogamentos banais, como o que vitimou o empresário conquistense Enzo Marinho, que morreu no papel de salva-vida.
.
Uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, detentora de uma Vida Silvestre única e uma cultura popular, igualmente rica, como a Pesca Artesanal. Também é uma das regiões mais pobres do Brasil, recordista de casos de contaminação pela dengue, descarrilhada em conjunto com a falta de condições mínimas de habitação e saneamento, e um rastro de degradação ambiental. Na paisagem da estrada “Ilhéus-Itacaré: Dez Anos Depois", um projeto inusitado e de alto impacto pareceu ficção, e seu nome charmoso: Porto Sul.  Uma cidade sem dinheiro, sem apoio político, precisando de pontes, de sinalização, e de projetos para obsoletas estruturas do governo federal e estadual subutilizadas como os Armazéns do Centro histórico.

Uma região admirada desde o descobrimento, visitada várias vezes por membros da família real européia, vive o drama da degradação de nossos rios, falta água em cidades como Itabuna. Se destrói a mata, as queimadas são uma prática cultural que se transformou em crime ambiental. Um vazamento de óleo que atingiu as praias de Ilhéus à Itacaré nos alertou do que pode ser mais grave, se não houver fiscalização dos navios. A Petrobrás limpou o que pode, mas ninguém foi culpado. Ficamos de olho em uma região cujo meio ambiente e a economia dependem de relações muito íntimas e dinâmicas.

Temas locais que nos afligem e outros nacionais que nos influenciam. Frans Krajcberg, Burle Mark em Ilhéus, Animais Silvestres e nossas Flores Tropicais. O vídeo nosso Agricultura Familiar e Agroecologia passou a ser bem acessado no youtube. Caminhamos com a arte de José Delmo, que junto com outros artistas aqui passaram a serem lembrados como inspiração. Registramos a dor da perda de Marcus Paiva, a saudade de Zelia Gattai, e exibimos uma lista de personalidades homenageadas aqui: Rute Colares, Marina Silva e Fernando Gabeira.

Até aqui tivemos o apoio de sites da região como o R2CPress, primeiro a divulgar algumas materias, Catucadas, Associação Ação IlhéusBlog do Gusmão, AgravoPimenta na MuquecaReporter Bocão, Itacaré Paraiso, Itacaré News e Territorio Mulher, Ilhéus AmadoBlog do RickyIlhéus Paradise e Blogs da Costa do Cacau, além dos impressos  Jornal Tribuna de Ilhéus e revista Folha da Praia.

Seguimos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre: BRILHANTE! É este o adjetivo que resume o seu trabalho Paulo Paiva. Ler você me faz sentir orgulho de ser ilheense, apesar de todos os males que fazem a nossa querida terra sofrer.

Força, fé e atitude é que nos darão a certeza de que podemos contribuir para que tudo seja melhor no futuro.

Um grande beijo
Maria do Socorro Mendonça

Ricky Mascarenhas disse...

Querido amigo Paulinho, parabéns pela matéria e felicitações pelo sucesso. São pessoas como você que fazem um mundo melhor
Forte Abraço

Ana Maria C. Bruni Territorio Mulher disse...

Paulo Paiva agradeço a referência, meus parabéns pelo trabalho e dedicação para nos manter alertas em relação ao social e ao meio ambiente, assim fazendo criaremos um todo harmonico, construtivo, um verdadeiro paraíso!
te abraço e a todos os amigos deste blog
Ana Maria C.Bruni

Anônimo disse...

PARABÉNS, pelo sucesso do blog."blog inteligente, na net"kkkkkkkktem que enviar para o altas horas!!!!!!!!!!

Simone Dias

Bel disse...

Parabéns!!!

O destaque já está lá no Blog dos Blogs da Costa do Cacau! (http://oblogdosblogs.wordpress.com/blogando-aqui/)

Um abraço!