quarta-feira, abril 09, 2008

Três Príncipes no Sul da Bahia

A região de Ilhéus é mundialmente famosa desde o descobrimento do Brasil. É uma marca de uma terra muito rica em recursos naturais, e que apresenta uma densa floresta tropical que se se destaca desde o passado. Durante o século XVIII, essa riqueza natural atraiu os naturalistas, e entre eles, um nobre, o príncipe alemão Maximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied. Ele viajou do Rio de Janeiro à Ilhéus entre 1815 e 1817, descrevendo detalhadamente nossa história, povos nativos, rios e nomeando centenas de espécies de plantas e animais, nunca antes vistos.

Cinquenta anos depois, em 1860, novamente tivemos um príncipe de sangue visitando Ilhéus. Dessa vez foi era o da Áustria e Imperador do México, Maximiliano de Habsburgo, que ao vir encontrar-se com Dom Pedro II no Rio de Janeiro, tinha também o plano de realizar um sonho de sua vida: Conhecer a verdadeira floresta virgem. Foi para conhecer a Mata Atlântica que ele desembarcou no Porto de Ihéus em 1860 para uma breve expedição pelas florestas de Ilhéus, dedicando um livro, "Viagem ao Mato Virgem" para descrever sua aventura.

Em 1991, o mesmo ideal trouxe o Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, que também veio à Ilhéus, agora para proteger as florestas da região, onde vivem exclusivamente o Mico-Leão-da-cara-Dourada. Dessa forma, a região que tem as florestas mais rica do planeta vem sendo estudada, descrita e protegida por uma admirável história envolvendo a família real europeia.
Fernando Maximiliano José de Habsburgo-Lorena

Maximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied 
    .


Um comentário:

Anônimo disse...

acredito que seria interessante a criação de um site para recolher assinaturas de pessoas pro-meio ambiente e crescimento sustentável.
desenvolver é muito mais importante que crescer. não vamos tomar como exemplo o crescimento abrupto da China.

abraços