domingo, outubro 26, 2008

Fernando Gabeira


e a política inteligente !
.
Hoje é dia do segundo turno das eleições para prefeito em muitas das grandes cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo turno, já é, por si só, oportunidade de termos uma pleito eleitoral mais refletido, mais disputado, com maior espaço para o debate e uma melhor qualidade final do voto.

O ambiente da política partidária não é o objetivo do jornalismo que praticamos no Acorda Meu Povo, mas a política é sim a religião da pátria, assim como as verdades eternas é a religião de Deus, como afirmara o ilustre médico, político e espírita brasileiro Bezerra de Menezes, falecido em 1900. Por isso, pouco me importa se é o PT, o PSDB ou o PSB, me importa sim, quem é o candidato e o que ele pensa.

E para falar um pouco dessa "religião da pátria", onde ela nem sempre é entendida como um meio de compreensão e de amizade entre os homens que buscam o bem comum, acima dos interesses pessoais e julgamentos passionais, resolvi dar um testemunho pessoal sobre Fernando Gabeira, um homem que norteou meus caminhos profissionais, e hoje disputa a prefeitura do Rio de Janeiro pela coligação PV, PSDB e PPS.
.

Além dos valores que me foram passados pela minha família, devo afirmar, que a liberdade de pensamento que encontrei na faculdade de jornalismo, o contato com o livro de Gabeira, recém chegado do exílio, intitulado Sociedade Alternativa e o contato com a verdade Povos da Floresta nortearam os caminhos que sigo até hoje.

Era 1986, e um pequeno livro de bolso me tocou profundamente. Sociedade Alternativa trazia a experiência inovadora do pensamento do Partido Verde da Alemanha. Naquela época participei de um seminário da Faculdade Cândido Mendes, onde os anfitriões eram alguns membros desse partido. Ali eu iniciava minhas anotações ao ouvir o Gabeira, o Carlos Minc, o Perfeito Fortuna e vários outros, revelarem ansiosamente, seus desejos por um novo pensar, um novo conceito de sociedade e por um novo paradigma de desenvolvimento.

Reciclagem, Energia Limpa, Preservação Ambiental, Cultura Solidária, Policia Comunitária, Moradores de Rua, e naquele debate, havia espaço para pensar toda ordem de mudanças necessárias para transformar o mundo em que vivemos. Era o começo do que hoje se tornou o cotidiano do legislar, do noticiar, do marketing das empresas e bancos, e também do discurso político. Não só de meus caminhos, portanto, Fernando Gabeira foi precursor, mas dos novos ventos da racionalidade e da ética solidaria com as novas gerações, e dos bons caminhos para o Brasil.

Gabeira foi muitas vezes atacado, e até ironizado, criando-se um mito de futilidade a sua imagem, mas esse lúcido senhor da melhor idade, mesmo morando num país de pouca memória, já havia se tornado um personagem histórico intocável.

Eleito com grandes votações em todas os pleitos que concorreu ao legislativo, tornou-se então, uma referência no zelo da Ética na administração pública. Gabeira só não teve ainda, a chance de atuar no executivo, de ser presidente, governador ou prefeito. Mas, a cidade mais bela do mundo, tem hoje a chance de eleger esse grande homem, pioneiro dos novos paradigmas, como seu prefeito.

"Vai ser uma disputa apertada como uma corrida de cavalos, e espero vencer por um nariz", pois, "a cidade do Rio sempre reserva surpresas, e eu sou apenas um cavalo".
.
Não estou no Rio para lhe dar meu voto de consciência cidadã e de agradecimento as crenças que me fez antever. De toda sorte, já é um grande merecimento para os eleitores cariocas, na cidade palco da resistências políticas contra o poderio das classes dominantes, poder optar por Fernando Gabeira. Que cidade não gostaria de tê-lo como prefeito? E afinal, o Rio de Janeiro merece isto, pois como versa Caetano Veloso: “Vivemos na melhor cidade da América do Sul” e o Brasil vai enxergar mais e viver melhor se o Rio decidir tornar-se novamente, referência nacional da política inteligente.
.
Paulo Sérgio Paiva - Jornalista
.
O Blog do Gusmão também publicou diversas reflexões e vídeos sobre a campanha de Gabeira a prefeito do Rio de Janeiro:

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu já li tudinhoooooooooo... E para mim GABEIRA É O GRANDE VENCEDOR DESTE ANO!!!! pode se candidatar a presidente

Maria do Socorro Mendonça

Anônimo disse...

Excelente trabalho Paulo,

Gabeira também foi uma pessoal fundamental para mim , pois pelas suas idéias entrei para a política partidária (fazia parte do movimento sindical nacional de engenheiros ambientais de Volta Redonda), mas também me ajudou a sair da mesma pois o mito também é um político, que tem suas ambições pessoais e sua visão centrada em seus objetivos próprios, estando certo ou não.

A campanha dele foi muito bonita.

Mauricio Lobo