segunda-feira, setembro 01, 2008

Rio Almada

Nesta segunda reportagem sobre o Almada, apresentamos o trabalho de um documentarista, e seu olhar atento às paisagens do rio, que é um patrimônio ambiental do sul da Bahia.

FOTOS DE MARCOS SOUZA
.
Imagens exclusivas do fotógrafo e documentarista, nascido em Itajuípe.
.
Área de Proteção Ambiental
.
A proteção da Lagoa encantada, assim como a Mata da Esperança, é um ideal antigo dos ilheenses. A Lagoa Encantada foi tombada em 1991 como patrimônio ambiental pelo município de Ilhéus, e sua relevância ecológica extraordinária fez com que o governo estadual criasse a Área de Proteção Ambiental - APA da Lagoa Encantada, em 1993.

Em 2003, a APA foi ampliada em direção às nascentes e ao estuário do Rio Almada, perfazendo uma área total estimada de 157.745 ha, abrangendo os Municípios de Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Barro Preto, Coaraci e Almadina, também recebendo riachos contribuintes do município de Itabuna. Estava criada então, a  Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada e Rio Almada.
.
Esta é uma APA especialíssima. Primeiro, por que tem como um de seus principais objetivos, conservar a água. Segundo, por ser o blinde final de uma festa da natureza. Um mosaico de ecossistemas,  associados a mata atlântica, a floresta Ombrófila e Semidecidual, restingas, alagados e manguezais. Sua paisagem é a mais típica da região cacaueira, com grandes extensões de cacau plantado sobre a mata. Mas, um dos fatores que mais chama atenção é a presença marcante das comunidades tradicionais de pequenos agricultores, extrativistas e pescadores, que reflete o objetivo geral de uma unidade de conservação onde há presença do homem: a busca do desenvolvimento sustentável.
.
A administração da APA vem desenvolvendo desde 2002 um programa pioneiro de gestão participativa, com a implantação de um Conselho Gestor, composto por 33 entidades governamentais e não governamentais, envolvendo os seis municípios através dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, e representações de vilas e povoados. O município de Itabuna, apesar de não estar no perímetro da APA, também participa do Conselho como um dos principais usuários das águas do Almada.
.
Irmãos de Água
Um curso de rio que muito diz, da história, cultura, necessidades de um povo, e de um tanto que todos temos que fazer para assegurarmos o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de uma das áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Almadina - Berço do rio
Município com 6.604 habitantes (2007)
.

Região de Sete-Paus

Coaraci
26.204 habitantes (2004)
.
O rio sofre sem a mata ciliar.

.
Vazão crítica na estiagem: o remédio é reflorestar.


Itajuípe 21.269 habitantes (2004)

O rio que sofre impactos do lançamento de esgotos, mas renova-se e recicla suas águas.
.
Lago Humberto Badaró















O Almada em Ilhéus
Um rio vigoroso e fortalecido pela mata atlântica e as árvores das fazendas de cacau.
.











.
Rodovia Ilhéus - Uruçuca
Banco do Pedro
Distrito ilheense distante 40 quilômetros da sede.
.
Um curso em áreas predominantemente rurais, marcado por comunidades isoladas e com baixos índices sociais.







..................................................................................................................................
Juerana
Vila de pescadores, na estrada Ilhéus-Itacaré. Referência de Gastronomia do Guaiamum. 















Castelo Novo
Distrito mais antigo de Ilhéus.
O Almada recebe água de inúmeros riachos ao longo do seu curso, que ajudam a manter seu potencial hídrico.





A mata atlântica e o rio são indissociáveis. Essa parceria faz do Almada um dos rios mais bem conservados do sul da Bahia.
.













Rumo Náutico para a Lagoa Encantada
.
O rio Almada se junta a Lagoa Encantada para formar uma grande reserva de água disponível para o consumo.



Aritaguá
.
O Almada na enseada, interagindo com os manguezais










..........São Miguel
O Almada encontra-se com o mar e com a pesca que ajuda a conservar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog está muito bom e sua visão sobre tudo muito legal também. Parabéns, siga em frente e acredite que vai dá certo que com certeza, dará.

Unknown disse...

PPP,
Lindo trabalho e local paradisíaco. Espero eu que em minhas próximas férias possa conhecê-lo! Parabéns pelo trabalho, teu e dos fot[ógrafos!
bjs
liana carvalho

Unknown disse...

Olá, Paulo!
Muito boa esta publicação. As fotos são magníficas, os locais mostrados, maravilha. Importante divulgar o rio Almada, pois é ele que fornece água potável para Itabuna.

Parabéns
Abração
Efigênia

Anônimo disse...

Parabéns, que possamos proteger esse patrimônio ambiental que é tão essencial para a vida humana...
Parabéns pelo trabalho, maravilhoso...

Quéren Hapuque disse...

Me ajudou muito essa postagem...

Anônimo disse...

me ajudou muito no dever de casa tirei 100000000000000000000000000000000 coloca mais fotos

Anônimo disse...

O RIO ALMADA ESTÁ PRECISANDO DE SOCORRO A MUITO TEMPO, MAS OS GOVERNANTES NÃO TOMAM NENHUMA PROVIDÊNCIA, NÃO SEI SE ELE VAI CONSEGUIR RESISTIR NO PRÓXOMO VERÃO.
PRECISA IR NA NASCENTE E DIVULGAR MAIS PARA CHEGAR ATÉ O IBAMA POIS A NÃO EXISTE MAIS NASCENTE.