domingo, outubro 05, 2008

Eleições 2008: REFLEXÃO

O Dia da Democracia
.
VIVA BETINHO !
Sociólogo e Ativista dos Direitos Humanos

1935-1997
.
VIVA ZUMBI DOS PALMARES !
Último Líder do Quilombro dos Palmares.
1655-1695
.
Nessa breve reflexão, saudamos alguns dos grandes nomes que iluminam a alma brasileira e nos motivam na caminhada para uma nação justa e fraterna com seu povo e o povo do mundo inteiro.
.
VIVA MACHADO DE ASSIS !
Romancista, Contista, Poeta e Teatrólogo

1839-1908
.
No país da desigualdade social, mais um pleito eleitoral dará ao povo a decisão de escolher os governantes e legisladores dos 5.564 municípios brasileiros. O que se espera nesse dia é que estejamos mais politizados e conscientes de que é preciso votar em pessoas que queiram servir a coletividade, apesar da campanha ter sido marcada por muita propaganda panfletaria e poluição sonora, e pouco debate de ideias.
.
VIVA RUY BARBOSA !
Jurista, Político, Diplomata, Escritor, Filólogo, Tradutor e Orador.
1849-1923

É interessante que tudo acontece no município, é onde moramos, estudamos, trabalhamos e cuidamos de nossas vidas. Da mesma forma só vamos mudar o Brasil se formos capazes de transformá-lo num celeiro de bons costumes e boas práticas sociais, e se nós, seus moradores, formos portadores firmes dessa vontade.

VIVA CASTRO ALVES !
Poeta
1847-1871

Servir ao povo significa dedicar-se, como um missionário, ao bem comum, ao espaço público; significa dedicar-se ao grande desafio da sociedade brasileira de despolarizar ricos e pobres, unir empreendedores e empregados e acordar uma nação unida.

A corrupção é, sem dúvida, um dos maiores pecados da humanidade, e afronta aqueles que sofrem; é caminho oposto ao Cristo. No monumento da Associação Comercial de Ilhéus, uma lição, sem meias palavras de um dos maiores brasileiros de nossa história.

Nesse rumo, para vencer as desigualdades sociais alarmantes e que nos humilha perante o mundo, precisamos de governantes que não façam da política, profissão, mas um exercício dignificante da cidadania.

VIVA ANÍSIO TEIXEIRA !
Advogado, Intelectual, Educador e Escritor.
1900-1971

Ninguém pode enriquecer com a política. Ser prefeito ou vereador não é a melhor alternativa para ganhar dinheiro, e o salário é proporcionalmente pequeno, em relação ao trabalho que se tem que fazer. Infelizmente, o uso de recursos públicos em benefício pessoal e de grupos dominantes, ainda prevalece na política brasileira.
.
VIVA DARCY RIBEIRO !
Antropólogo, Escritor e Político.
1922-1997

3 comentários:

david santos disse...

Olá, povo brasileiro!
Hoje você vai votar.
Vota bem, vota certeiro,
Se não quer vir a chorar,
Por votar no mais matreiro.

Anônimo disse...

Ganga Zumba era rei de palmares e tio de zumbi, que era apenas um chefemilitar. O rei Ganga Zumba fechou um tratado de paz com portugual e com aholanda, garantindo o reconhecimento de palmares como estado e foi traídopelo sobrindo (que exigia que os colonizadores abrissem mão do escravismo)que levou seu povo ao genocidio. Caso Zumbi não tivesse rompido o pacto,alagoas seria hoje um estado negro no meio do Brasil. Ou seja: Zumbi não passa de um 'zé pequeno', a grande figura daconsciência negra no Brasil pelo seu pacifismo e sabedoria foi o rei GangaZumba.
marcelo

Anônimo disse...

Marcelo,

você sempre soube das coisas ! Muito obrigado pela sua contribuição.

Paulo Paiva