quinta-feira, outubro 16, 2008

Vandalismo volta a atacar

Vândalos voltam a atacar. Desta vez, danificando os belos painéis que foram colocados nos novos pontos de ônibus da cidade. Painéis que custaram dinheiro público, e pelo jeito, não vamos poder apreciar as gravuras por muito tempo. Nem nós e nem os milhares de turistas que estão chegando nos próximos meses.
.


Como já denunciamos aqui, a situação é grave, pois existem pessoas que destroem orelhões, terminais de bancos, obras de arte, que retorcem proteções e bancos de ferro, arrancam grades de quadras, e que colam todo tipo de folheteria onde quer que bem entenda.
.
No mesmo momento em que tirei essas fotos, por volta das seis horas da manhã do dia 14 de outubro, flagramos um senhor colando papeis nos recém inaugurados ponto de ônibus. Discretamente fotografei o ilícito. No mesmo momento contei nove policiais militares que esperavam ônibus, em três grupos de três homens, poucos metros adiante, e nenhum deles atentaram ao fato. Não os fotografei para não constrange-los, apesar de ter consciência dos meus direitos e deveres de jornalista.
.
Precisamos acordar, eu e nós todos, e não apenas nossos policiais, que, certamente não foram orientados para reprimir esse tipo de crime, mas de todo o poder público e de toda a população, que precisa defender seu patrimônio e sua cidade, assim como fazemos com nossas moradias.

Temos que mudar nossa percepção cidadã urgentemente! Existe crime mais fácil de ser combatido do que a colocação de panfletos e propagandas em locais públicos inadequados?, considerando que os mesmos assumem diretamente o crime cometido? O que pode estar faltando para que os empreendedores que usam desse recurso fútil e sem responsabilidade social, sejam punidos? Legislação?
.



É necessário e urgente que toda a força policial e fiscais do município sejam orientados a reprimir a depredação do patrimônio público em Ilhéus, que vem causando prejuízos a população e desfavorecendo a transformação desta bela cidade num lugar mais humano e mais receptivo.

Aproveito a oportunidade para ressaltar que quando falamos em reprimir, não estamos falando em humilhar ninguém com algemas ou usando de violência. Chega de violência ! Uma boa polícia, na maioria dos casos não precisa nem usar as armas, pois, sua presença e atitude já será suficiente. Eu acredito na polícia como instituição e em nossos policiais como homens que precisam ser dignificados em sua honrosa profissão.

Paulo Sérgio Paiva - Jornalista

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo

Você, José Carlos Junior, Zé Rezende, estão sempre atentos a tudo e não podemos ficar apenas lendo o que vocês testemunham e divulgam. Parabéns pelo seu trabalho! Você é fantástico!
Acredito que problemas dessa ordem poderão ser ao menos minimizados com a instalação de câmeras de segurança. Vamos juntos à Câmara de Vereadores na próxima terça-feira e cobrar a atuação dos Legisladores.

Um grande abraço querido
Maria do Socorro Mendonça

Espaço do Brasil disse...

Paulo, parabéns pela linha editorial.

Continue firme...

Rui Rocha