quarta-feira, janeiro 23, 2008

Rute Colares - Cidadã Ilheense


Precursora da Educação Ambiental no Sul da Bahia. Pioneira de práticas ambientais e da defesa ecológica em Ilhéus, a bióloga Rute Colares atua a mais de duas décadas em diversas causas, a exemplo da luta contra o aterro dos manguezais, a proteção da Mata da Esperança e da Lagoa Encantada. Pois então, finalmente, ela recebeu o título de Cidadã Ilheense.

Rute veio do Espírito Santo com sua família no final da década de setenta, e logo tornou-se Ilheense de coração, vestindo a camisa das causas de nosso povo. Foi educadora de centenas de alunos de nossas melhores escolas públicas e privadas. E com tal, inovou desde o início, construindo o processo educativo para além da sala de aula, nas atividades de campo e feiras de ciência. Assim, ajudou a despertar em todos nós, precocemente, a visão crítica da realidade e o interesse pela ecologia.
Rute Colares e André Ruschi
Rute Colares e André Ruschi




André Ruschi e Rute Colares: Pioneirismo com o primeiro diagnóstico ecológico de Ilhéus, relatório às autoridades atestando degradação ambiental e sugestões, e primeiro encontro da sociedade civil para criação de uma organização ambientalista.

Essas coisas aconteceram no início da década de oitenta, quando ela trouxe a Ilhéus, o ambientalista André Ruschi. Alguns anos depois, em 1986, protagonizamos juntos com apoio do jornalista Valério de Magalhães, o que veio a ser a primeira denúncia pública e ocorrência policial contra uma agressão ambiental em nossa região.




Em 1986, protesto público e ocorrência policial, motivado pela defesa ecológica. Como funcionária pública, lutou bravamente contra o aterro de manguezais na cidade e foi uma das principais articuladoras da transformação da Lagoa Encantada em Área de Proteção Ambiental e da Mata da esperança em Parque Municipal. Nunca deixou de contribuir e atualmente atua como coordenadora do Projeto Orla. 

Professora Rute só não conseguiu vencer a ignorância dos interesses adversos ao bem comum, mas construiu uma nova geração mais consciente e atenta, da qual faço parte. Por todo seu empenho e seriedade, nada mais justo é reconhecê-la como cidadã ilheense. Parabéns a Câmara de Vereadores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à Câmara de Vereadores pelo reconhecimento de pessoas que realmente fazem algo pela cidade.Chega de títulos para apenas massagear egos!!!Parabéns Ruth, nossa nova cidadã ilheense!!!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a Câmara de Vereadores de Ilhéus pelo Título de Cidadã Ilheense dado a Rute Colares. Título esse bem merecido perante o trabalho, o cuidado e o zelo que Rute teve e tem durante todos esses anos por Ilhéus. Até que enfim Ilhéus passou a reconhecer as pessoas que realmente a amam. Parabéns Ilhéus e Rute Colares.