Ilhéus de São Sebastião
"FOCO NA FÉ E NA ESPERANÇA"
São Sebastião é saudado hoje (20 de janeiro) pelos discípulos de Cristo no mundo inteiro, Católicos e Espiritualistas em geral. No Brasil, também reúnem-se em seu nome, através do sincretismo religioso africano, os umbandistas, no Rio de Janeiro, representando por Oxossi, e os adeptos do Candomblé, na Bahia, representando Ogum.
Ilhéus é afilhada dele, que junto com São Jorge e Nossa Senhora das Vitórias, representam o nosso espírito guerreiro e a eterna esperança em nossa terra, e nas origens, crenças e tradições de nosso povo.
Itacaré, Olivença e Ilhéus consagram São Sebastião. Na Catedral de Ilhéus, acontece o ponto alto das comemorações, onde se destaca a fidelidade dos estivadores, a participação da Polícia Militar, de autoridades públicas e de todo o povo.
.
Nosso Bispo Mauro, Padre João, Padre Cristo, Padre Zeca, dentre outros, conduziram o culto ao Santo Discípulo, relembrando seu exemplo de bravura e restaurando nosso compromisso com a defesa da verdade, da justiça e dos pobres.
O Bispo pediu a colaboração da prefeitura e de todos para recuperar e manter a Catedral de São Sebastião, como "um patrimônio cultural, não só dos católicos mas de toda a comunidade". Ele destacou que apesar da Catedral ser cartão postal de Ilhéus e de sua importância, nada é cobrado e nenhum "Royalties" lhe é garantido. Por isso, ressalta a necessidade da participação de todos.
A reforma está acontecendo com dificuldades e muito esforço. Os dois vitrais danificados demonstra que ainda há muito por fazer.
Comentários