quarta-feira, janeiro 30, 2008

Sinalização Turística da Costa do Cacau

A não realização de ações e projetos governamentais assumidos publicamente, é inadmissível. No mínimo, a sociedade deveria ser bem informada das razões de seu cancelamento e as perspectivas de sua execução. O Projeto de Sinalização Turística da Costa do cacau é um exemplo de projeto assumido pelas autoridades, e divulgados nacionalmente, mas que não aconteceu.

Ilhéus e a Costa do Cacau permanecem sem sinalização turística. Algum condutor já lhe perguntou como se faz para chegar até Itacaré?
Quando falamos do Projeto de Sinalização Turística da Costa do Cacau, nos referimos ao grande Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste – PRODETUR/NE, que envolve recursos significativos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, administrados pela União e Estados.
Várias regiões têm sido beneficiadas com esse projeto, mas a denominada Costa do Cacau, no sul da Bahia, é discriminada e não entra no pacote, mesmo o Esatdo tendo anuncioado a sua execução, a pouco mais de dois anos, em reunião com representantes municipais e do “trade” turístico Hotel Opaba, e amplamente divulgado.
......................................................................................................................................
A imprensa regional publicou: “ILHÉUS GANHARÁ NOVA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA” com placas indicativas de destinos, atrações, pontos turísticos e orientação para motoristas e pedestres, além de mapas das cidades A obra seria da Superintendência de Investimentos do Turismo do Governo do Estado, e a empresa vencedora da licitação (TTC Engenharia de Tráfego e Transportes), que executaria o projeto nos municípios da Costa do Cacau, com previsão de início em 2006.
O Secretário de Turismo em exercício na época, Raymundo Mazzei, reconheceu que Ilhéus “tinha” uma sinalização turística precária” . Vamos deixar aqui registrados, as palavras, muito bem colocadas, do próprio Secretário, sobre a importância da sinalização turística e a falta que ela nos faz.
E não deixe conferir nossos links com mais informação sobre o projeto, a divulgação em mídia nacional do município de Ilhéus e a Costa do Cacau como beneficiados e a cobrança da Deputada Ângela Souza.

Com a palavra, o Secretário Raimundo Mazzey,

”A ação faz parte de um conjunto de medidas que visa garantir a eficiência e a segurança nas vias urbanas e rurais que levem a pontos turísticos. A sinalização garante ainda o aumento de competitividade ao “trade”pois auxilia no desenvolvimento de um padrão de qualidade em serviços, também facilitando o acesso de turistas a estes equipamentos. O dirigente acredita que o projeto dá uma grande contribuição para que se possa difundir o conhecimento dos atrativos e desenvolvimento da atividade turística”.

"Desta forma, acredita, o município potencializa a geração de empregos e divisas, pois facilita o acesso aos equipamentos e pontos turísticos. Outro ponto destacado pelo secretário é a proximidade de Ilhéus com a principal rodovia brasileira, a BR 101. As placas servem para orientam e atrair turista. “ “Nosso município tem grandes atrativos e vários tipos de motivações turísticas”. Uma correta sinalização tornará mais fácil a vida de quem chega e a descoberta das belezas naturais e do patrimônio local.”

'As únicas placas mais novas são um improviso"


Acompanhe o Noticiário:

Terra/Turísmo (do Correio da Bahia) - 14/09/2003

"Bahia ganha projeto de sinalização turística"

Jornal da Mídia - 15/09/2003

"Lançado O Projeto de Sinalização Turística da Bahia"


Salvador da Bahia/Imprensa - 19/09/2003

"Bahia ganha projeto de sinalização turística"

Secretaria de Turismo e Cultura -
25/10/2005

" Governador assina pacote de obras turísticas"

Ilhéus Amado (Informe Prefeitura Municipal, por Aderino França)- 21/01/2006

"Sinalização turística entra na fase final de elaboração"

Foco Regional - 21/08/2007

"Ângela Sousa pede prioridade na sinalização turística da costa do cacau"

Nenhum comentário: