quarta-feira, janeiro 02, 2008

Proteção aos Banhistas

Que lições podemos tirar com o afogamento do conquistense Elzon Pinho, na Orla Sul de Ilhéus no dia de ano novo?


(Foto cedida pelo Blog do Herzem Gusmão)
ATENÇÃO !

Mais de cem mil turistas procuram nossas praias. Um Plano de Ação para a proteção do banhista é prioridade de curto prazo.

INCREMENTO DO CONTINGENTE DE SALVA VIDAS
É fundamental aumentar o contingente do Corpo de Salva Vidas, que hoje conta com 60 profissionais. É um número absolutamente insuficiente para proteger a multidão que buscam nosso extenso litoral. A demanda hoje existente durante o verão, exigiria pelo menos, a triplicação do contingente Salva Vidas que dispomos hoje.

MELHORIA DO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE


Um sistema de comunicação eficiente por rádio e/ou celulares, visível e acessível ao público, possibilitando rapidez e agilidade no contato entre barracas, salva-vidas e equipes de resgate nas emergências; também é necessário viabilizar o deslocamento rápido das equipes até o local dos acidentes, com motocicletas, por exemplo.

POSTOS, OBSERVATÓRIOS E PRIMEIROS SOCORROS

Em praias de grande frequência como a praia dos Milionários, precisamos construir um Posto Fixo de referência para operações de salvamento de afogados. Um Posto de referência com especialistas de plantão e equipamentos básicos, como um desfibrilador e um balão de oxigênio, que não chegam a ser um grande investimento, mas poderá salvar vidas. Sem isto, difícilmente, uma vítma de afogamento na orla sul, em estado grave, resistirá até a chegada de uma UTI móvel, tendo em vista a distância e o tráfego intenso nessa área. Observatórios elevados e binóculos, também são necessários e consistem em estratégias básicas para maximizar o trabalho dos Salva Vidas.

PARTICIPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS
A participação efetiva dos empresários que exploram direta ou indiretamente as praias, é fundamental. Principalmente os empresários devem estar comprometidos com a segurança de seus clientes. Inclui-se aí os hotéis, restaurantes, agências, os guias, e, especialmente os donos de Barracas de praia. Todos devem colaborar no processo de monitoramento e orientação dos banhistas. Segurança é um dos principais itens de um serviço bem prestado. No caso das barracas da praia do sul, que recebe o maior contingente de banhistas, deveriam em conjunto investir em pessoal capacitado para casos de emergência e também poderiam ter equipamentos de suporte para esses casos, como uma bóia amarrada numa corda à disposição.

EDUCAÇÃO, SINALIZAÇÃO E TREINAMENTO

É preciso implantar um sistema de placas educativas, informativas e de sinalização para melhorar a segurança dos banhistas. Hoje não temos nada nesse sentido. Só contamos com aquela bandeira vermelha nos locais mais críticos, muitas vezes não respeitada pelos banhistas. Também é necessário o treinamento de bons profissionais, que cumpram o papel educativo e preventivo, e que honrem realmente o Corpo de Salva Vidas de Ilhéus.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Elzon era um grande amigo de quase duas décadas. Coincidentemete nos reencontramos após seu casamento (ocorido no último dia 17/12) na Praia dos Milionários, por volta das 13:20h do dia 31. Logo depois de nos despedirmos e marcarmos para passarmos a virada do ano juntos, com sua esposa (Emanuelle) outros amigos, veio a tragédia. Tremendo desespero e frustação tomou contade todos nós, pois acompanhhamos todo aquele drama de perto com a Manu.
Quero registrar o incessante esforço do pessoal do resgate para tentar reanimá-lo. Lutaram ininterruptamente e bravamente até a chegada da ambulância com o médico e outros equepipamentos. Apesar de estar tomado pelo desespero percebi que com a chegada do médico que nada mais poderia ser feito, era mesmo o fim de uma preciosa vida. Talvez se um "desfribilador" estivesse chegado ao local um pouco mais cedo, essa triste história teria um outro fim...
Quero só registrar mais uma vez (já que esse Blog o fez), que o Elzon realmente teve uma atitude de herói. Mesmo queixando-se de uma forte dor causada por uma tendinite na mão direita, se atirou ao mar para salvar pessoas que ele nunva havia visto, conseguindo ajudar tirá-las do mar. Infelizmente esse ato ceifou-lhe a vida, mas seu exemplo será eterno. Tenho certeza que o Elzon, um conquistense quase anônimo (pois era um empresário conhecido de muitos em Conquista), honrou sua terra natal e a todos que o conhecia com seu ato de bravura. Não tenho dúvidas, ele está com Deus!

Agradeço a atenção.

Esaú Mendes
Vitória da Conquista - Ba
esaumendes34@hotmail.com