quinta-feira, maio 24, 2012

Vigília Veta Dilma: Chegou a hora!


A mobilização da sociedade brasileira em defesa das florestas não é golpe dos americanos ou europeus, nem aculturação da influência estrangeira, nem é uma jogatina ideológica. Não é uma mobilização do atraso, mas da vanguarda do pensamento que se volta para um futuro justo e sustentável para a Brasil, e o planeta.

O Brasil que merecemos, como sonhou Chico Mendes e Dorothy Stang, que não perderam suas vidas em vão. O país que queremos é o país de Chico, de Dorathy, das castanheiras, dos jovens; um país que possa dar exemplo, e se transformar em referência de um desenvolvimento equilibrado para todo o mundo.

Inelizmente, o processo de discussão do Código, que poderia remar no caminho da discussão séria, trnou-se umas das maiores demostrações de desunião nacional, de dois países em um, que não se entendem, e nem querem se entender.

Você anistiaria os que cometeram crimes ambientais contra as florestas brasileiras até 2008?

A qualquer momento, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, vai ter que tomar uma decisão histórica ao  divulgar sua decisão sobre o polêmico Código Florestal. O Brasil e o mundo acordado estão de olho nessa decisão. Ela pode vetar parcialmente o texto do novo Código, ou vetar integralmente. Em ambos os casos, a lei voltará a ser discutida no Congresso Nacional.

A sociedade brasileira está articulada numa grande rede de benfeitores organizados em movimentos e redes sociais, que integram cidadãos comuns e cientistas, organizações sociais e ambientais. Nessa rede estão ex-ministros do Meio Ambiente, políticos, estudantes e artistas, que se mobilizam para que a presidenta opte pelo veto total ao Código.

Hoje e amanhã, ainda acontecem mobilizações nas redes sociais, além de vigílias e uma serenata para a presidenta. Segundo Regina Cavini, superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil, o veto parcial não é uma opção que vai ser aceita e a presidente Dilma tem condições de usar seu poder para beneficiar toda a sociedade brasileira.

"Este é um momento muito importante para todo o país, estamos às vésperas da Rio+20, o mundo inteiro está olhando para o Brasil. A presidente Dilma tem plenas condições de dar uma resposta à altura do que está sendo esperado dela e de ser exemplo para outros países”, explica Regina, reforçando que os interessados/as em pressionar pelo veto integral ainda podem assinar uma petição online criada pela rede WWF, Avaaz e Greenpeace.

A decisão da presidenta é fundamental importância, no entanto, ainda pode ser derrubada pela maioria absoluta (metade mais um) dos 257 deputados/as, por meio de voto secreto. E é justamente nesta situação em que mora o perigo. Na Câmara dos Deputados, os ruralistas garantem que sua proposta é defendida pela maioria. Por isso, fica fácil entender porque o projeto da Câmara apresenta propostas que dão espaço à anistia para desmatadores, reduções de áreas protegidas e estímulo a derrubada de floresta.

Ainda hoje, às 18 começa em Brasília (DF), na praça dos Três Poderes, uma vigília e uma serenata para a presidenta. A iniciativa vai reunir representantes de movimentos sociais, ONG’s, políticos, estudantes, entre outros. João Paulo Capobianco, presidente do conselho do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e conselheira do IDS, Maria Cecilia Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil, Rebeca Lerer, da Matilha Cultural, Belloyanis Monteiro, da SOS Mata Atlântica, Marcio Astrini, do Greenpeace, e Ivan Valente, deputado federal (PSOL-SP) são algumas das presenças confirmadas para falar sobre a importância do veto integral ao Código.

Os participantes também vão poder acompanhar de perto as novas adesões à petição do Avaaz (AQUI AGORA) que já está chegando na meta de dois milhões e meio de assinaturas contra a aprovação do novo Código Florestal. A manifestação poderá ser acompanhada (AO VIVO AGORA) pelo site http://www.florestafazadiferenca.org.br./

Veta tudo Dilma!

Nenhum comentário: