quinta-feira, março 14, 2013

Curso On Line para Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica 2013



ENTRE NO SITE AQUI,  FAÇA O SEU CADASTRO E SE INSCREVA NO CURSO. A MATA ATLÂNTICA VAI REAGIR COM A SUA FORÇA! 

ANTES TARDE DO QUE NUNCA !                                                                  por Paulo Paiva 

Essa é a hora da Mata Atlântica, essa floresta riquíssima, cheia de pássaros e macacos, que se sacrificou em nome do desenvolvimento do Brasil. A Mata Atlântica sofreu junto com os índios, os negros e também os Europeus. Ela está nos jardins de mais de 120 milhões de brasileiros, a maioria de nós. Na segunda metade do século XX, destruímos, queimamos e devastamos quase tudo em suas terras. Sobrou pouco, e para que a Mata Atlântica continue a ser uma floresta de verdade, cheia de bicho, viva e perene, depende agora de cada um fazer a sua parte na sua recuperação. Ela está muito próxima de nós. É quem nos dá de beber, e quem faz a beleza das serras e litoral brasileiro, que tanto nos orgulhamos. 

Por tudo isso, essa lição que já ouvimos; e conscientes de que as árvores melhoram o clima, e a gente sente isso, a trombeta dos anjos tocou com mais um curso. Acorda meu povo para mais essa, singela e importantíssima missão: Proteger e Plantar árvores.

Tarefa de todos, sem o que, a Mata não vai resistir. As metáforas do beija-flor apagando o incêndio, não dá mais, e afinal, já sabemos que uma andorinha sozinha, não faz verão.

Esteja em movimento para plantar árvores, perto, e/ou longe de você. Plante no seu quintal, e quintais por aí, mas peça orientação especializada.

Cuide da reserva na sua propriedade rural, e se você não têm, crie uma, imediatamente! Se você gosta de gado, lembre que o gado também gosta de sombra, e que seu pasto não precisa ser uma sertão. Enriqueça sua floresta com árvores nativas, que atraem a fauna para se alimentar e se reproduzir. Mobilize pessoas para pensar em uma cidade bem arborizada, através de projetos bem realizados.

Plante um mini-corredor entre duas matas. Replante as beiras de rio, e as encostas que estão descobertas. Reforce a vegetação em nascentes, respeite os brejos e  evite o seu pisoteio pelo gado.Plante sempre, árvores raras, nativas, plante para os bichos comerem, e para nos comermos.

Plantem frutas nativas raras da mata. Aproveite e cuide sempre dos solos que você convive para que sejam sempre férteis, e da biodiversidade, para que o mundo de nossos filhos seja também parte dessa história.




  


Nenhum comentário: