sábado, dezembro 31, 2011

Avenida Soares Lopes: Sem Projeto e Novos Desmandos

ACORDA MEU POVO

Série Retrospectiva 4 Anos




Este blog iniciou suas atividades em 24 de outubro de 2007 com a reportagem “Avenida Soares Lopes – Sem Projeto”, destacando a importância e urgência da reurbanização de nossa orla, drasticamente alterada pelos impactos do Porto Internacional do Malhado, construído na década de setenta.

Reclamamos a falta de mobilização dos munícipes e enviamos carta ao prefeito, apelando para agilizar um diálogo sobre esse projeto, que considero fundamental para recuperar qualidades dessa cidade em diversos aspectos.

Refletimos o desinteresse em planejar o uso e ocupação desse grande aterro natural que se formou à frente da avenida Soares Lopes, por entender que isto pode e deve significar um marco na reconstrução democrática de nosso espaço urbano. Registramos também, o abandono da praia, o acesso irregular de veículos motorizados atravessando os jardins, a destruição do projeto de Burle Marx, os improvisos do Projeto Verão, e a necessidade de realizar os estudos ambientais sobre a restinga e a faixa de maré para definir nossa nova orla.

Novo governo, e a gente sempre imagina que é uma oportunidade do projeto Orla caminhar mais rápido, e obter recursos do Ministério das Cidades, por exemplo. Mas, quatro anos se passaram e não temos um projeto. Uma cidade perdendo mobilidade, sem espaço não pode fechar os olhos para uma área comprável a Orla de Atalaia em Aracajú, ao Parque do Aterro do Flamengo do Rio, ao Parque de Brasília ou ao Central Parque de Nova York em seu centro urbano.

A novidade pode ser a construção de uma nova ponte, e nova pista, que também exigirá, um planejamento integral, até mesmo do ponto de vista do licenciamento ambiental.
NOVAS AGRESSÕES ATRAPALHAM E CONFUNDEM PROJETO ORLA:


       


Que a Concha Acústica e o Centro de Convenções de Ilhéus desconsideraram um planejamento racional, e foram sobrepostos ao Parque de São Sebastião, criado pelo Burle Marx, e empilhados junto do porto, já sabemos.

Não bastassem os problemas que precisamos mitigar com ideias criativas, procuramos outros, como destruir a última praça, e área de contorno do parque, e de toda a avenida Soares Lopes, criada pelo Burle Marx. Isto aconteceu uns dois anos atrás, neste município, e dizem que a praça de contorno foi detonada para a construção de armazéns do porto, e já pensaram na Concha Acústica para o receptivo dos Turistas, melhr não acreditar nessas ideia.

O que era o contorno do Parque São Sebastião, ainda que abandonado:


]
                                                                                       


Não sobrou nada!


 


E pra que? Construir armazéns na praia, receptivo de turista no lugar da Concha Acústica ou manter a extração ilegal de areia em nossa principal praia? Que outra maluquice pode estar sendo pensada, ao invés de planejar uma nova orla com suas pistas e contornos?

 

Continuamos sonhando com um projeto digno para a nova Orla central de Ilhéus, como fez muitas cidades bem administradas, e com coragem de ser melhor. Orla da Praia de Atalaia - Grande infraestrutura multi-uso atendeu todos os setores da sociedade, impulsionou o turismo e ajudou a desenvolver a cidade de Aracajú.

Outros Blogs que trataram do assunto:

O Blog O Sarrafo fez uma ilustração bastante educativa para tornar ainda mais claro o que todos, moradores e visitantes percebem facilmente.


O Blog Correianeles pediu providências contra mais uma ação isolada, supostamente, um estacionamento sem projeto que ele chamou de "cemitério americano".




O Blog Pensar Grande Ilhéus fez reportagem mostrando ciclovias em outras cidades, já que nem a ciclovia iniciada na avenida foi finalizada.

Entenda que existe um Comitê Gestor do Projeto orla em Ilhéus (IESB - Aqui) ou no Foco Regional.

Nenhum comentário: