sábado, dezembro 03, 2011

Mahatma Gandhi



Adesivo adiquirido no Fórum Global - Rio 92



"Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual.
Somos seres espirituais passando por uma experiência humana"



Mohandas Karamchand Gandhi (1860-1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.


Ele conseguiu libertar seu povo do domínio inglês, com jejum, oração, caminhadas e autodeterminação. os valores que pregou, o faz uma grande fonte de inspiração para a educação ambiental, na busca do desenvolvimento de uma humanidade e uma civilização com mais amor, mais justiça.

Os fatores que destroem o ser humano.

A Política sem princípios.
O Prazer sem compromisso.
A Riqueza sem trabalho.
A Sabedoria sem caráter.
Os Negócios sem moral.
A Ciência sem humanidade.
E a Oração sem caridade.

A vida é como um espelho:
Se sorrio, o espelho me devolve o sorriso.
A atitude que tomo frente à vida, é a mesma que a vida tomará diante de mím.
"Quem quer ser amado, que ame".


_________________FRASES ILUMINADAS


Meio Ambiente --- "A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"


Progresso --- Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.

Felicidade ---
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.


Fome --- Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.


Liberdade de Imprensa --- A imprensa é uma grande potência, mas como uma torrente em fúria submerge a planície e devasta as colheitas, da mesma forma uma pena sem controle serve para destruir. Se o controle vem do exterior, o efeito é ainda mais nocivo do que a falta de controle; só pode ser aproveitável se for exercido interiormente. (Mohandas Gandhi, in 'Memórias').

Confiança --- Acredita em Ti Mesmo O homem converte-se aos poucos naquilo que acredita poder vir a ser. Se me repetir incessantemente a mim mesmo que sou incapaz de fazer determinada coisa, é possível que isso acabe finalmente por se tornar verdade. Pelo contrário, se acreditar que a posso fazer, acabarei garantidamente por adquirir a capacidade para a fazer, ainda que não a tenha num primeiro momento. (Mohandas Gandhi, in 'The Words of Gandhi').

Não Violência --- Se Queremos Alcançar Neste Mundo a Verdadeira Paz Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a sua inocência natural; não teremos de transmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual, consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama. (Mohandas Gandhi, in 'The Words of Gandhi').

Civilização ---
Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria."


Vida ---"É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras".

Religião ---
"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”


Patriotismo --- O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.”

Espiritualidade ---
"Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.”


Violência --- "A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.

Relacionamento --- "Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”

Nenhum comentário: