sábado, fevereiro 16, 2008

Orla Central de Ilhéus: Dunas e Restinga

dunas e restingas em Ilhéus

Os impactos do Porto Internacional do Malhado na Orla central de Ilhéus alteraram radicalmente a geografia e criou um grande aterro natural, que na linguagem técnica ambiental, é considerado uma adaptação do ecossistema, e portanto, seu controle é regido pelas legislação ambiental federal (IBAMA), que é quem responde pelos recursos costeiros. Em trinta anos, assistimos esse assoreamento natural, os movimentos superficiais de areia e um nova linha de maré se formar. 

Chegamos a uma relativa estabilidade, apesar de o assoreamento das duas Baias, Barra e Pontal terem se agravado consideravelmente nos últimos anos. Trinta anos se passaram e o município não planejou o uso desse espaço, que se mantem como um PROBLEMA. A orla perdeu sua função social, não possui acessos a praia e o grande aterro não é manejado de forma correta, e nem se tem um projeto para aproveitar esse espaço.Um projeto que compatibilize seus aspectos de conservação ecológica e paisagística com soluções urbanas. 

Hoje esse espaço se tornou estratégico para desembaraçar o centro da cidade de Ilhéus, mas só terá um bom uso, se as autoridades entenderem o processo, respeitarem o Projeto Orla e suas regras, e arregaçarem as mangas para fazer um bom projeto, como fez Aracaju. Ao invés disto, a prefeitura constrói um Centro de Convenções irregular, destrói a proposta de Burle Marx e reincide em retiradas clandestinas de areia. A prefeitura promove a ilicitude por falta de um projeto de licenciamento, inclusive para compreender tecnicamente como deve se proceder o manejo da movimentação de restingas na área próxima a Catedral de Ilhéus. Seguimos no amadorismo e não procuramos compreender do que realmente estamos falando.

O projeto Orla Central de Ilhéus pode e deve ser um marco social e cultural de reintegração urbana com a nossa praia e o nosso Parque Marinho. 

Pesquisar e planejar para intervir com base técnica.

Ilhéusdunas e restingas em Ilhéus
No Início da orla (Porto), solo já dá suporte a novas árvores,
 enquanto a área mais próxima ao Cristo acumula areia.
.
O depósito de areia aumenta constantemente, fazendo surgir dunas (provocadas pelo homem ou não, são Dunas), que se movimentam, e vão sendo fixadas por vegetação. As dunas estão se formando em toda a orla, e com grande intensidade na área da enseada entre o Cristo e a Catedral, onde o transporte de sedimentos pelo vento atinge o passeio, e pista da avenida.

Restinga em Formação
*
Sabemos que tanto pela lei, quanto pelo bom senso científico, uma faixa de dunas com vegetação será exigida para a nova Orla Central de Ilhéus, de qualquer forma. Uma área de restinga entre a praia, novos parques e acessos é uma das qualificações de um bom projeto.
*
  Impacto Ambiental em Ilhéus
*
No trecho da Catedral, a areia invade os passeios.
Impactos Ambientais em Ilhéus são graves  Ilhéus sofre com impactos ambientais

A prefeitura vem manejando os depósitos de areia a vários anos, e já foi repreendida pelo IBAMA diversas vezes.  
.
Omissão e Negligência nos Impactos Ambientais da Cidade de Ilhéus  Ilhéus sofre com impactos ambientais Dunas e Restingas em formação são resultados de gigantesco impacto ambiental
.


Apenas um planejamento adequado, e um projeto bem elaborado poderá apontar o manejo e o uso correto da nova Orla Central de Ilhéus, que pode e deve tornar-se um marco da revitalização urbana de Ilhéus.

Dunas e Restinga em formação, resultado do gigantesco impacto ambiental do Porto Internacional do Malhado  Impactos Ambientais em Ilhéus são Negligenciados
*

Nenhum comentário: