sexta-feira, janeiro 04, 2013

Sem orientação para o banho, Ilhéus registra mais afogamentos.

Quatro pessoas se afogam e duas desaparecem em Ilhéus, sul da Bahia (Leia Aqui) - Sem COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, praias de Ilhéus convidam turistas para a morte. 

Venha para o mais belo litoral,
que eu te ensino a tomar banho de mar.
Os temas desse blog são recorrentes A gente lembra atitudes importantes, que não são tomadas, omissões, que se repetem, e informações que precisam ser divulgadas, e não são. Muitas vezes, problemas, cujas soluções dependem mais de atitude, comprometimento, e competência, do que qualquer outra coisa.

A segurança no mar foi tema, logo no primeiro ano de Acorda Meu Povo. O afogamento de Elzon virou uma bandeira. O empresário bem sucedido de Vitoria da Conquista morreu na praia do Sul, após salvar outro turista, desconhecido seu, que se afogava. Elzon estava na praia mais badalada de Ilhéus da temporada, e não pode ser salvo.

Publiquei e divulguei o tema da segurança no mar, e buscamos as principais falhas do sistema de proteção ao banhista, sempre lembrando o exemplo, o Rio de Janeiro; aquela maravilhosa imagem de Copacabana com um milhão de pessoas na praia, muitos salvamentos, e nenhuma vitima.

Outras Postagens de Acorda Meu Fogo sobre a Segurança no Mar:

Proteção aos Banhistas

S.O.S. Perigo nas Praias

FEEDBACK - Proteção aos Banhistas

Mar, Os Cuidados Necessários

O afogamento de Elzon:O Comentário de um amigo

Redes irregulares de pesca estão afogando surfistas e banhistas


Não posso me conformar com mortes evitáveis. Existem vários pontos críticos em termos de segurança no mar de Ilhéus, que estão relacionados com infraestrutura de salvamento, como a instalação de Ponto de Socorro e Urgência em pontos estratégicos do litoral. No entanto, a questão principal continua a ser, a falta de informação, e de comunicação.

Diante do tamanho do litoral de Ilhéus, a segurança no mar precisa de um projeto estratégico de monitoramento e comunicação, emvolvendo sinalização, alertas e comunicação visual educativa; deve ser pauta diária da imprensa, um informe aos banhistas, dos locais, das regras, e das condições de balneabilidade das principais praias de Ilhéus. Esta é uma obrigação do poder público, da escola, da imprensa, e da sociedade como um todo.


Mesmo leigo, vivenciei e conheço as praias de Ilhéus. Creio que as pessoas morrem porque são convidadas para o perigo, e não são informadas adequadamente sobre as condições de banho. Em terra de mar aberto, fui criado preocupado com aquela história dos dois irmãos que foram pegar a bola que caiu no mar, e foram comidos por um peixe - Os restos mortais estão em uma grande sepultura com duas Capelinhas no Cemitério da Vitória, em Ilhéus. Quando trabalhei com jovens na Ilha Grande, Angra dos Reis, etodos contavam histórias de um tubarão que apareceu aqui e ali, assim seus pais lhes protegiam do perigo de 103 praias. Preferiam mesmo navegar, do que nadar.

Nos meus verões de praia,  aprendi com os nativos, a acompanhar o movimento do mar, afastando os "desavisados" dos buracos de areia, e da correnteza traiçoeira que puxa pra dentro do mar. Acredito, que seguindo algumas regras simples, temos banho seguro de todo tipo, doce e salgado, nesse vasto litoral de Ilhéus, de quase 100 Km.
Precisamos de um corpo de salva-vidas que seja instrutor, participativo. Precisamos logo, de campanhas de instrução e esclarecimento. Precisamos informar as praias que estão controladas para o banho seguro; precisamos de um sistema de comunicação visual de orientação para o banho seguro.

Morte em Milagres, Batuba é sinal crônico do que estou dizendo. Os banhistas sabiam dos perigos? Das  tragédias de afogamento daquela região? Sabiam dos perigos do banho próximos ao costão de pedras? Milagres e Batuba já provocou muitos afogamentos. Uma vez, em Batuba, morreram vários estudantes de uma excursão escolar. Dizem que a professora morreu de depressão. 

O litoral de Ilhéus tem quase 100 quilômetros. Muitas praias, riachos, lagoas e cahoeiras. Temos o melhor banho de mar, mas existem regras para se banhar em segurança.
Vamos fazer alguma coisa nesse novo mandato? Criar um sistema de monitoramento, sinalização, alerta e comunicação para o banho seguro nas praias de Ilhéus? Esse é um desafio para ser assumido. Acidentes acontecem, mas chega de mortes evitáveis nos mares e rios de Ilhéus!

Nenhum comentário: