quinta-feira, janeiro 03, 2013

O Oráculo Google - Valorize sua história com o computador.




por Paulo Paiva


É NOVIDADE BOA O TEMPO TODO:

Google Acadêmico, Google Docs, Google Site, e agora temos uma Nuvem (Aprenda mais com o Google sobre nuvem) maior, um Google Driver de 5 giga, instalado no mundo virtual, e em seu computador.

Você já conferiu o Street View no Google Earth ou Maps? Veja um bonequinho em cima das setas que ficam no canto superior direito - você vai encontrar a foto de sua rua e de sua casa, quem sabe você, ou seu carro, também aparecem.

Você já conferiu que show é o Google Tradutor? Do lado esquerdo na caixa de tradução, tem um microfone no canto esquerdo inferior. Ele digita para você que não enxerga, através da voz, e sabe reconhecer pausas. Tem também, um tecladinho, para que tem deficiência de mobilidade para digitar no teclado convencional (usando apensas o mouse com o teclado virtual). Na tradução tambêm tem audio para algumas linguas. Escreva, copie e cole o que quiser, que o Google Tardutor fala para você, chega a traduzir simultaneamente. Muito útil também no reforço de aprendizado de pronuncias em outros idiomas.


VALORIZE ESSA HISTÓRIA

Obter uma informação era um peleja. Precisava o cara ser rico, ter muito paciência, boa apresentação, protocolo e resistência ao clima para pescar a  informação: uma explicação, um manual, uma receita, uma foto, um gráfico, um índice. No campo profissional, acadêmico e até mesmo religioso, havia uma reserva de mercado do saber. O mundo menos misturado, e ideal para os ricos e egoístas, até que, nasceu na terra brasillis, o computador.

Em 1988, cansado de sofrer para obter o saber, e de apanhar para entender como funcionava um computador,  E  vejam que eu tinha um Apple, mas só consegui fazer o teclado virar um piano eletrônico; não tenho talento para a coisa  Mas, certo dia de 1989, soube que havia chegado a tal da internet, da rede, o elo novo, o novo ponto de encontro. Era o Alternex, desenvolvido pelo IBASE (AQUI) - o primeiro provedor brasileiro a possibilitar o acesso a internet por pessoas físicas.

E foi nessa onda, que ,finalmente, naveguei dentro de casa, na nave da comunicação... As primeiras pesquisas por assunto, me davam respostas de várias partes do mundo. Que Extraordinária novidade!  Imprimi todas as páginas, e desperdicei muitas árvores. Mal sabia o que estava por vir.

E veio! Veio de um monte de esforço, de muita gente, de um esforço compartilhado, e desembocou em grandes janelas de comunicação. Com a Microsoft as janelas (Windows) puseram o mundo virtual diante das mãos minhas, e de todos os leigos, e com o rato (mouse), aprendemos a voar. E voamos tamos que não está fácil acompanhar.

Como exemplo, o voo do  Google é uma viagem!  Ele pensa, fala, traduz; te vê, te localiza. Tem a foto da sua casa; fala com você. Pega a informação, mexe o caldeirão, distribui em rede, abre os livros, as discotecas, as janelas do conhecimento. O Google une, reúne, retroalimenta, e é feito com a participação simultânea de pessoas. Finalmente o computador existe, e é útil, moderno e veloz como imaginamos no princípio.

Um novo sistema aberto, onde a máquina e o homem interagem. O novo paradigma sistêmico tornou-se uma realidade social - humana. 

É muito importante contar essa história, como falou-se muito nos jornais na ocasião da morte de do cientista Paul Baran em 2011, engenheiro criador da rede Arpanet, que serviu de base para a internet moderna. Os jovens precisam entender a longa história que procede o avanço da informática, e sobretudo, o valor real que existe por trás dessa facilidade de chegar a informação, pois por mais que a janela esteja aberta, a porta do conhecimento é uma porta estreita, por onde só passam os que merecem.

Nessa matéria eu agradeço a inspiração ao saudoso Herbet de Souza, o Betinho, que logo pescou a internet para a sede do IBASE em Botafogo, me permitindo presenciar, naquele momento, os tempos que estavam por vir.

Nenhum comentário: