sábado, janeiro 17, 2009

ILHÉUS – MUITO POR FAZER !

A infraestrutura urbana básica é uma obrigação do município. Ilhéus cresceu muito essa demanda de urbanização de acessos (ruas e passeios) e áreas de lazer (praças e parques). Mas a falta de investimentos, durante anos, devido a crise, ou, as crises do sul da Bahia, gerou o que chamamos de demanda reprimida ou acumulada.

Nos últimos meses, o governo municipal comprovou que é possível investir nessa área, sem comprometer as finanças; e isto lhe valeu aprovação popular nas eleições. É mais que compreensível, e pode parecer pouco importante, diante das grandes obras que Ilhéus necessita, mas uma cidade melhor e mais digna começa nas pequenas obrigações, que tanto são relegadas.

Acompanhamos algumas dessas obras, e investigamos a tal demanda reprimida com um levantamento fotográfico sobre passeios. Deixamos de lado, os morros e os novos bairros que surgem próximos às orlas norte e sul, e focamos nas principais avenidas que interligam os bairros mais populosos ao centro da cidade.

Vamos nos concentrar mais nas imagens, que "valem mais que mil palavras", e nelas, refletirmos as ruas, passeios e praças como o cotidiano a ser transformado.

Uma das transversais da primeira etapa da Litorânea norte, ainda sem urbanização.
.

Obras de urbanização em uma das transvessais da mesma avenida mudam a cena.

Transversais da Avenida Soares Lopes e uma rua na Barra, dentre as ruas que foram recuperadas.

Urbanização de um importante acesso do Morro do Pacheco, antes abandonado. Melhoria para o trânsito, e esperança de resgate dos valores históricos e turísticos do local.
.

Pequenas melhorias realizadas pela prefeitura vêm atender uma demanda acumulada.

Ruas, paças, passeios e pontos de ônibus são prioridades do cotidiano do cidadão.
.

Pequenas melhorias urbanas melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.

Mas e essa tal demanda reprimida? Pois é, essa demanda requer uma ação contínua, que não pode ser realizada em curto prazo, necessitanto de projetos e de continuidade, como se pode ver nas fotos a seguir em nosso ensaio fotográfico sobre passeios.

ENSAIO SOBRE PASSEIOS

Avenida Primeiro de Março.

Muitas partes da extensão Barra - Malhado que levam ao centro da cidade, têm problemas com os passeios.

O Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos, sem passeios ou ciclovias, a população fica exposta aos perigos do início da rodovia BR 415.
.

A área em frente a Rodoviária, também sem passeios e urbanização. Nesse local, um reassentamento e um projeto de melhorias urbanas já vem sendo anunciado a oito anos.

Seguindo em direção ao centro, vemos na Avenida Itabuna, uma das vias estratégicas e mais movimentada da cidade, com problemas nos passeios em grande parte do trajeto. (fotos abaixo)

Autonômia e atitude, sempre vão gerar bons frutos. Algumas dessas ações emergenciais, como a sinalização urbana, deficiente no Sul da Bahia (veja nossa reportagem), consistem em investimentos de baixo custo, e que dependem mais de vontade. Esperamos oito anos pelo projeto de Sinalização Turística da Costa do Cacau, anunciado pelo Estado, e que nunca veio. Algumas placas novas estão sendo colocadas na cidade ! Um custo mínimo para um grande benefício, num polo turístico da dimensão de Ilhéus.

Um comentário:

Anônimo disse...

FANTÁSTICO!!!

Paulinho, é assim que conseguiremos. Contribuindo dessa forma, mostrando, dizendo que estamos aqui olhando cada pedacinho da nossa querida Ilhéus e dizendo mais: ESTAMOS PRONTOS PARA AJUDAR, mas façam, pois é possível. Apenas façam bom uso da palavra RESPEITO. NÓS PODEMOS PAULINHOOOOOOOOO... NÓS VAMOS CONSEGUIR..... Sem você, sem Rabat, sem Zé Carlos Junior, sem Zé Rezende, Eraldinho e tantos outros, seria muito mais difícil.

Beijos querido e muita força para continuar este trabalho magnifíco que faz.

Socorro Mendonça