Governo estuda nova localização para o Porto da BAMIN
O IBAMA solicitou a Bahia Mineração - BAMIN, um estudo de alternativa locacional, desaconselhando categoricamente a construção de um porto na região da Ponta da Tulha. Mas o anuncio de uma nova área de estudo está sendo interpretada pela empresa e pelo movimento local Pró-Porto Sul, como um manobra para garantir o seu licenciamento. Prova dessa estratégia é a declaração da empresa de que seria estudada uma nova localização, mas, desde que o IBAMA apontasse a opção mais viável.
Os jornalistas que defendem o projeto já complementaram essa ideia de manobra ao publicarem suas conclusões: Porto Sul será construído em Aritaguá ! Pode até ser, mas não é verdadeira essa notícia. O que foi pedido ao órgão foram novos estudos de viabilidade, e são esses estudos que serão avaliados para a emissão de uma licença de instalação. Não cabe ao órgão licenciador informar "a localização mais viável", e sim, ao empreendedor.
O fato é, que a notícia de uma nova desapropriação de terras no Sul da Bahia como alternativa locacional para o Complexo Porto Sul vem conturbar ainda mais a situação de centenas de pessoas, comunidades e investidores que apostaram suas vidas e negócios no litoral norte de Ilhéus. Ninguém ainda compreende o que pode acontecer com o projeto, "quem" ou "o que", fica ou sai de onde está.
Segundo o governo, a desapropriação da chamada Opção 1 continua valendo, só que agora para fins de ativo ambiental, e que a nova área visa atender ao IBAMA, que considerou a localização da Ponta da Tulha incompatível com a preservação da fauna e flora brasileira.
GOVERNO ESTUDA NOVA ÁREA PARA O COMPLEXO PORTO SUL, MAS INSISTE NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA ENCANTADA E DO RIO ALMADA. A NOVA ÁREA DO PORTO LIVRA UM BANCO DE CORAIS E OS REMANESCENTES ÍNTEGROS DE MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DA PONTA DA TULHA..
A notícia da desapropriação é uma prova fidedigna que a definição da localização do Complexo Porto Sul foi um ato premeditado e equivocado, como tem sido defendido por organizações civis e cientistas. Tudo isto deveria ter sido discutido antes dos decretos de desapropriações, mas como a verdade sempre prevalece, chegou a hora de acertar .
Esperamos um acerto, e não um remendo. Pelo menos, existem avanços de compreensão com a nova localização, sinalizando impactos menores para a biodiversidade. Primeiramente, porque o porto sai de cima do principal banco de corais desse litoral, o que significa um avanço. Também avança no sentido de escolher uma área que atingiria em menor grau, áreas de Mata Atlântica preservada. Mas o projeto continua debruçado sobre a paisagem maravilhosa de uma área protegida, pretendendo atrair novos empreendimentos impactantes, e de difícil licenciamento.
Por isso, desejamos um concerto grande nesse projeto, e outros que se seguirão. A mudança demostra que as orientações do IBAMA e as reivindicações da sociedade civil organizada não podem mais serem questionadas, mas, por outro lado, se anuncia como uma manobra para definir o caso. Mas a nova opção continua dentro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e do Rio Almada, e se aproxima do rio de uma forma ainda mais perigosa.
.
NA NOVA OPÇÃO, O NOVO PORTO FICARIA BEM PRÓXIMO DE ILHÉUS, E MAIS VISÍVEL. SERIA LOCALIZADO POUCOS QUILÔMETROS ANTES DA VILA DA JUERANA. NOVOS ESTUDOS DEVERÃO JUSTIFICAR UMA RELEITURA DOS IMPACTOS.
Vamos continuar defendendo que a única opção para que o Complexo Porto Sul possa ser integrado a paisagem do Sul da Bahia com menos contradições, seria a Opção 3, no litoral sul de Ilhéus; uma opção descartada por conta de decretos relacionados a terras indígenas. .
Tenho apelado para que o governo converse com a FUNAI, e negocie com o povo Tupinambá, uma saída para compatibilizar a ferrovia e o novo porto com a demarcação de sua terras. Esta poderia ser uma motivação política inovadora, beneficiando essas comunidades tão pobres com contrapartidas socioambientais eficientes.
Comentários
Hey, I'm just wondering, the text is so cool, but there are no constructive comments conserning this topic!
I'll advice that to my friends and I hope they will like it.