Lixo nos ambientes naturais
Contudo, nosso painel sobre o lixo ou os resíduos sólidos tem várias questões a explorar. Essas questões envolvem desde a falta de participação da população, problemas na coleta, falta de lixeiras e a disposição irregular de lixo nas ruas, a mistura de materiais recicláveis e certamente, a poluição dos ambientes naturais, rios, mar, praias e manguezais.
A cheia do rio Cachoeira percebemos uma quantidade e variedade de materiais que são lançados no rio, e ficamos imaginando que o roteiro de suas águas deveria servir de referência para um programa de Educação Ambiental, voltado para a mudança de comportamento e hábitos em toda essa região.
Mobiliário, brinquedos, todo tipo de embalagem plástica, muito isopor, de "um tudo" as águas do rio trazem para a praia. Não fosse o mar que consegue expurgar quase tudo que bóia para fora de si, estaríamos provocando sérios danos ao nosso litoral. Litoral esse, que abriga o maior banco de corais do atlântico sul e é habitat da baleia Jubarte, um dos mais belos mamíferos da terra.
Resíduos de alguns materiais como o isopor, caso entrem na corrente marítima podem causar a morte de peixes, botos, tartarugas, inclusive de baleias, por ingestão.
Comentários
tudo bom?
Beleza de blogger. Assunto super importante. Vamos divulgar.
Abração
Ivan
ATENCIOSAMENTE Sarrafo.