quarta-feira, dezembro 05, 2007

Painel do Almada

O Almada é prata da casa. Sua proteção depende da conservação do sistema agroflorestal do cacau e da paisagem sul baiana. O rio tem seu curso inteiro na região cacaueira e é uma referência cultural importante. Nasce e abraça Almadina e segue beneficiando milhares de pessoas por Coaraci, Ibicaraí, Itabuna, Itajuípe, Barro Preto, Lomanto Junior e Uruçuca, até se ligar a Lagoa Encantada e desaguar na enseada da Barra, em Ilhéus.
.
É mais saudável e tem menos problemas do que o rio Cachoeira, mas sofre principalmente com o desmatamento e com os despejos líquidos urbanos. Em Coaraci o rio Almada registra a pior qualidade de sua água.
Desde 2003 (Decreto Estadual N.º 8.650 de 22/09/2003) tornou-se uma unidade de conservação estadual com o decreto de ampliação da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada (Decreto Estadual N.º 2.217, de 14/07/93), que tem como gestor o Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Uma parceria com a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos ambientais (ABARÁ), viabilizou a criação de seu Conselho Gestor com participação dos mais diversos setores da sociedade.

FOTOS EXCLUSIVAS PARA ACORDA MEU POVO

Parceria com BABY FOTO DE COARACI

Ruas de Coaraci inundadas

Há muitos anos os moradores de Coaraci não vêem um cheia do Almada tão intensa. O rio, que agoniza com poluição e baixo potencial hídrico nesse trecho, sobe de nível subtamente após dez dias de chuva em suas cabeçeiras.

Almada acima do nível mais de três metros

Sr. Nepó Passos e família

"nunca a água tinha chegado no meu quintal como dessa vez".

Nenhum comentário: