segunda-feira, dezembro 31, 2007

FEEDBACK - Ponte Ilhéus Pontal

Finalmente, a reforma

Para uma cidade e um projeto de região metropolitana com várias grandes obras necessárias e estratégicas, a muito relegadas, como o Anel Rodoviário, a Duplicação da Br 415 ou a reconstrução da Orla de Ilhéus, dentre outras, a reforma da Ponte Ilhéus-Pontal não chega a ser uma grande noticia, mas nos conforta e anima.

Os problemas da velha ponte de quarenta anos chegou no limite. Esse foi um assunto que uniu a comunidade, jornalistas, membros do executivo e legislativo municipal e estadual, e que finalmente será resolvido em 2008. As obras estão previstas para o segundo semestre, com previsão de ficar pronta em seis meses. Custará R$ 1.038.000,00 e será realizada pela AMS Engenharia e Serviços Ltda.


Além de sua reforma estrutural, e quem quiser conferir seu estado de conservação na reportagem fotográfica da R2cPress, gostaríamos de fazer duas ressalvas. A primeira, refere-se ao estudo da construção de uma passagem decente para pedestres, com um muro de proteção mais seguro; um passeio que humanize a ponte, pois o atual assusta até quem não tem fobia de altura. Isto certamente está previsto e será realizado.

Ponte Hercílio Luz em imagem noturna (Florianópolis)

A segunda, refere-se ao fato de que construções e reformas de pontes são grandes oportunidades de trabalhar a paisagem de uma cidade. Pontes bem desenhadas e decoradas, são marcos em cidades do Brasil e pelo mundo a fora. Portanto, esperamos que essa obra cuide também da reforma visual, lhe dando a roupagem nova que os recursos variados da arquitetura e do urbanismo moderno oferecem, incluindo a escolha de posteamento, iluminação, pintura da estrutura, tipo de calçamentos, sinalização, etc.

Nenhum comentário: