Impressões Nativas do Descobrimento
Ontem, 2 de janeiro, às 18:30, a TVE-Bahia (Canal 2 analógivo ou On Line) exibiu o documentário “Impressões Nativas do Descobrimento”, abrindo a série 26 Doc`s Bahia. Nesse episódio, foi abordada a realidade dos nativos do extremo sul da Bahia, através do relato de índios, remanescentes de quilombos, pequenos agricultores e pescadores.
O projeto é de Paulo Paiva, e foi comtemplado no Edital 26 Docs do Instituto de Radiodifusão da Bahia – IRDEB, através da produtora Camera Hum de Itabuna.
O documentário revela a ocupação radical do extremo sul pelo eucalípto, e a fragilização dos nativos diante do latifúndio, da monocultura e da especulação imobiliária, e registra de forma contundente, o sofrimento, as lutas e as espectativas de futuro das comunidades tradicionais.
Um dos destaques é o depoimento emocionado da Índia Zabelê, última testemunha do massacre de sua própria família, e ainda sem terra para o seu povo. São relatos emocionados, e movido a lágrimas, que mostram que essas populações têm consciência de seus problemas, e estão unidas por um futuro diferente, que corrija as injustiças, reconheça seus direitos e valorize suas tradições.
Comentários