segunda-feira, janeiro 16, 2012

Cuidado com essa terra: Uma foto vale mais que mil palavras!



O Sul da Bahia é tão antigo quanto o Brasil, e salvaguarda tesouros do patrimônio natural e cultural da nação. Por detrás de suas belas paisagens, ainda existe miséria, resultado da perseguição histórica aos nativos, concentração de poder e riquezas, da crise do cacau e outros descaminhos.

Ainda assim, esse é um lugar raro para os dias de hoje, onde se tem a oportunidade de qualificar um modelo de desenvolvimento autêntico - social, cultural, economico, ecológico, tecnológico. Temos um grande campo de vocações e potencialidades para grandes realizações, e podemos evitar a repetição de erros e as práticas que deixaram um rastro de degradação socioambiental em outras regiões.

Trata-se de um trêcho especialíssimo da Mata Atlântica, diferente de todos os outros da costa atlântica, onde, mesmo depois de séculos de exploração, ainda se tem encontrado dezenas de novas espécies da fauna e da flora desconhecidas da ciência, e registrado recordes de biodiversidade. Nessa aspecto, esse pequeno trecho de litoral tem importância global, vocação de pouquíssimas regiões do planeta, e que deve ser encarada como uma vantagem comparativa para o sul da Bahia do século XXI.

Um olhar cuidadoso para essa região requer um planejamento de ocupação referenciada pelo território integrado, bioma/ecossistemas e bacias hidrográficas, e isto exige uma legislação ambiental diferenciada, específica, no nível estadual e em cada um dos municípios do território. A matemática da conservação da biodiversidade regional também nos orienta a estabelecer uma rede de RPPN´s, Parques e APA´s, e maiores exigências de contrapartidas de áreas florestais para todos os emprendimentos.


Esperamos um crescimento responsável, e que respeite a identidade desse delicado sul da Bahia, protegendo esse tesouro, e encontrando estratégias de promover a inclusão e melhoria da qualidade de vida das comunidade tradicionais rurais, ribeirinhas, indígenas, quilômbolas e pesqueiras, que são as primeiras a pagar a conta pela degradação e pelos processos de aculturação de uma região.


Precisamos de responsabilidade e auto-estima para tomarmos decisões estratégicas refletindo a nossa vocação com soberania, dissernimento e inteligência, e escolhendo o que nos convêm à coletividade, não apenas para amanhã, mas para a década, o século e o futuro.


Uma imagem vale mais que mil palavras, então ficam mais de 10.000 "Vale-reflexões" nas extraordinárias fotografias de Fábio Coppola, Castilho, José Nazal, Cid Povoas e Paulo Paiva.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto bastante destes email recebido sobre a Educação Ambiental. É um tema que me interessa muito, e quando olho os tema da Bahia, me alegra mais ainda. Valeu.

Francelma Carneiro