terça-feira, abril 12, 2011

A Disputa Territorial Ilhéus - Itabuna


Uma revisão dos limites territoriais do grande município de Ilhéus deveria ser enxergada como um projeto mais amplo, motivado pela correção de um traçado muito antigo e que não corresponde mais a realidade que vivemos hoje.

É difícil acreditar, por exemplo, que Inema, distante 80 quilômetros da sede do município, seja um distrito de Ilhéus. Se alguém chegar em Ilhéus perguntando onde fica Inema, vamos ter que responder o seguinte: Se dirija até Itabuna, pegue a BR 101 até o entroncamento da cidade de Itajuípe, depois que passar por Itajuípe, siga outra rodovia até o município de Coaraci, e chegando lá, pode perguntar a qualquer um, que você estará pertinho, e lá todo mundo sabe onde fica.

Ora, evidentemente, que os moradores de Inema utilizam a grande maioria dos serviços sociais de Coaraci. É Coaraci que socorre Inema na educação, na saúde, na segurança e no transporte, e não tem sentido que esta vila continue a ser distrito de Ilhéus.

De fato, a prefeitura de Ilhéus tem dado retorno ao distrito, inclusive, inaugurando novas obras, mas a revisão, nesse caso, é uma questão de lógica. Uma lógica que não pode ser resumida a interesses econômicos.


Prefeitura de Ilhéus inaugura obras em Inema, mas será que Inema é mesmo Ilhéus?


Da mesma forma que Inema, acreditamos que outras revisões devam acontecer, mas elas não devem ser transformadas em uma disputa. Incomoda muito, que o debate sobre esse assunto tenha se iniciado na Assembleia Legislativa do Estado, motivado por uma disputa para garantir a municipalidade de dois hipermercados.


Para aprofundar o debate, o Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus está convocando o governo e sociedade. E esse deve ser um debate sério, motivado não por um tipo de egoísmo, ou individualismo municipalista, mas pela reorganização geográfica para atender melhor a lógica territorial do Sul da Bahia.


No caso particular dos limites entre Ilhéus e Itabuna, não podemos deixar de reconhecer que há um excesso e desconexo território ilheense que avança sobre Itabuna. Os ilheenses sempre se orgulharam da extravagancia territorial, ao dizer que a CEPLAC fica em Ilhéus, e que até mesmo uma antiga ruína de uma igrejinha que existia na entrada da cidade de Itabuna, também a gente chamava de Ilhéus. No entanto, antes dos dois hipermercados serem instalados, todos pagavam passagens de ônibus intermunicipais para ir até essas localidades. Por isso, não descarto que esses limites possam mudar, mas não dessa forma.


A disputa territorial por dois hipermercados é pequena, e cheira golpismo. Não podemos crescer separados. Todo ilheense é um consumidor do comércio de Itabuna, e todo itabunense é um frequentador das praias de Ilhéus. A nossa economia, o nosso desenvolvimento estão intimamente ligados, e seria muito interessante elevar esse debate ao melhor nível, pois essa é a hora de unirmos forças e falarmos a mesma língua.


Hoje, precisamos muito trabalharmos juntos pelo fortalecendo de bandeiras comuns como a duplicação da rodovia que liga as duas cidades, e a definitiva união delas em uma paisagem única - uma região metropolitana Ilhéus-Itabuna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou nascido e criado em Salvador, mas tive o prazer de já ter ido duas vezes a Inema e realmente não faz sentido aquele distrito pertencer a Ilhéus!