segunda-feira, março 28, 2011

Drenagem e Urbanização


Ilhéus precisa reformar seu Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e torná-lo efetivo para tornar claro um projeto para a cidade. O crescimento urbano nas últimas duas décadas impõe novos zoneamentos, reengenharia dos sistemas de drenagem, sistemas viários, racionalização dos espaços urbanos e serviços ambientais.

Não é um tema só de Ilhéus, mas da maioria das cidades brasileiras, confrontadas com históricos processos de ocupação e uso irregular do solo, e com a falta de planejamento. Aqui, os morros estão quase 100% impermeabilizados por ocupações de "ricos e pobres". A falta de áreas verdes colabora para tornar nosso sistema de drenagem mais sobrecarregado; outro problema que tem de ser enfrentado pelo município.


O município se esforça para melhorar a drenagem de água pluviais na região do Estádio Mário Pessoa e Avenida Soares Lopes, numa obra que tem dado dor de cabeça, mas que é necessária que seja enfrentada, já que essa área tornou-se uma bacia de drenagem de água do Morro do Pacheco, execessivamente ocupado, de onde também é carreado muito barro nas grandes chuvas.

Mas falar em um novo sistema de drenagem de água pluviais no centro de Ilhéus depende de outras decisões de reurbanização, que inclui o desenvolvimento de um projeto para a nova orla central da Avenida Soares Lopes, projeto que também é indispensável para se pensar em uma nova ponte entre o Cristo e a Litorânea Sul.

O fato é, que drenar as águas do centro da cidade implica em superar a barreira física do aterro natural da Orla da Avenida Soares Lopes, que está num nível mais elevado, impedindo as águas de serem escoadas para o mar. Uma coisa depende da outra: um novo sistema de drenagem para o centro de Ilhéus deve ser parte do projeto de uma nova orla, redefinindo-se a linha de areia da praia e áreas de restinga, e planejando a ocupação racional desse grande espaço ocioso, que é maior do que a área do centro da cidade de Ilhéus.



O presidente prometeu, e as lideranças políticas estão empenhadas em construir, pelo menos, uma nova ponte em Ilhéus, cidade que ainda deverá ter planejadas várias outras pontes, um assunto que trataremos em novas reportagens. É importante termos essa visão de conjunto e apostarmos nessas urgências integradas.

A nova orla de Ilhéus foi tema da primeira postagem desse blog, e motivo de carta ao prefeito para criarmos uma mobilização ampla e democrática por um projeto. Sei que queremos e podemos fazer mais, nesse governo e nos próximos, se nos orientarmos por um planejamento mais global, e numa meta de reestruturação da cidade em curto, médio e longo prazo, que possa nos orientar na busca contínua de soluções urbanas definitivas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulinho

O PDDU de Ilhéus precisa das Leis Complementares, para que seja de fato implementado. Ele não precisa de revisão ainda, mas de execução!As reuniões do CONCIDADE acontecem toda segunda quinta-feira do mês, normalmente no Palácio Paranagua, às 16:00h. Temos muito para conversar sobre isso. Parabéns pela matéria.

Maria do Socorro Mendonça