quarta-feira, julho 21, 2010

Max de Menezes

Um desabafo : Valeu Mestre Amigo !
.
Um mestre muito para além de um título de mestrado : mestre da amizade , do bom censo e da cordialidade . Bem que eu tentei o título de mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional. Mas o Excesso de Atividades na época da minha turma, impediram-me de defender minha dissertação "A Mídia Pró -Vida Silvestre ".
.
Não me importo porque tive ali uma convivência com mestres que eu já admirava, e que hoje, não se encontram mais entre nós, como minha saudosa incentivadora, a doutora Denize D ` El- Rey, profunda conhecedora da Saúde Ambiental, e de nosso grande botânico André Carvalho, que comprovou a riqueza extraordinária da floresta sul baiana .
.
Mas o Max de Menezes eu não conhecia, e esta foi uma grata surpresa. Mas deu-se que ele se foi também para a morada eterna, para a constelação de estrelas de intenso brilho.
.
Perdemos o Max, coordenador do nosso primeiro mestrado de meio ambiente no sul da Bahia, e ele fez isto como um mestre amigo, parceiro de toda hora, dono de uma mansidão, paciência e calma invejável. Era como um pai, um conselheiro disponível de todos os mestrandos; gostava de pensar e de fazer pensar, pensava mais do que falava com sua voz de tom suave .
.
É certo, senhor Deus, que nos sentindo mais pobres, reclamamos de Vós, mas a fé que herdamos de Ti, nos alenta, porque sabemos que precisamos ser menos egoístas, menos apegados a materialidade, se afinal, não controlamos o tempo e o destino, e estamos aqui de passagem, nessa escola universal que viemos aprender e ensinar.
.
Somos mesmo, grãos. Grãos numa terra fértil de encontros no conhecimento. E é isto que não morre, pois é imaterial, indelével, e habita o eterno eu das boas realizações .
.
Valeu Max, eu aprendi com você, mais do que o título de mestre poderia me oferecer.

Um comentário:

Andréa Dias disse...

Caramba! Estou totalmente desatualizada, infelizmente! Como diria a gíria de uma certa novela, "estou rosa chiclete" como a notícia da partida do Mestre Max.
Infelizmente não tive o privilégio de ser aluna dele, mas conheci o trabalho de Max alguns anos atrás quando estudei Biologia na UESC, período em que já se iniciavam as grandes preocupações com o Meio Ambiente.
Que Deus o tenha na Glória Dele!
Valeu mesmo MAX!