sexta-feira, julho 23, 2010

A Mata Atlântica é Aqui no Sul da Bahia !!!


A Fundação SOS Mata Atlântica foi criada em 1986 com a missão de promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, a promoção da educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.

Na trilha dos raríssimos remanescentes desse bioma, e percorrendo vários estados de norte a sul, o projeto educacional da SOS "A Mata Atlântica é Aqui" chega a Ilhéus. O caminhão adaptado está estacionado ao lado da Catedral de São Sebastião durante cinco dias com material didático, vídeos, rodas de conversa sobre a proteção dessa floresta extrordinária que bem conhecemos por aqui. (21 a 25 de julho)

Em 1986, surgiu a SOS Mata Atlântica com uma campanha "Estão tirando o verde da nossa terra". O que tinha de novo era a utilização da mídia e da comunicação para a promoção da educação ambiental e o fomento a mobilização social em defesa da mata atlântica.

Ela é uma das florestas mais ricas em biodiversidade, e também, umas das mais ameaçadas em todo o planeta, que não é tão pequeno assim.Mais de 2/3 da população brasileira vive sob o domínio desse bioma, e dependem de seus serviços ambientais, inclusive para beber água.

Após 510 anos de exploração de seus recursos e ocupação de seu espaço, sobrou quase nada dessa floresta. E a maior parte foi destruída por nada; retirou-se dela seus madeiros nobres, se queimou a maior parte de tudo o que sobrou, tranformamos a paisagem da costa brasileira em um cenário de degradação. Grande parte dessas áreas, sejam nas regiões serranas ou nas planícies costeiras, viraram desertos de capim. Essa paisagem é o retrato da falta de planejamento, que prejudica a todos nós, enquanto condenamos inúmeras espécies de plantas de bichos à extinção.

Assim, a floresta do Pau Brasil e do Saci-Pererê, espelho de nossa história e cultura, hoje Patrimônio Nacional, tornou-se um símbolo da busca do desenvolvimento sustentável, racional e inteligente. E é à partir dessa compreensão que caminhamos para a formação de uma cultura ambiental no Brasil, preparando nosso povo para os desafios reais do século XXI.

Para nós do sul da Bahia, região da esperança de conservação da mata atlântica no nordeste, e zeladores dessa grande riqueza, é gratificante receber a "Exposição Itinerante do Cidadão Atuante" em nossa Ilhéus, que esperamos seja consolidada em um futuro próximo, como uma referência ecologica e lugar das boas realizações.

E afinal, se não conseguirmos recuperar a mata atlântica, que está no quintal da maioria dos brasileiros, como conseguiremos proteger outros biomas como a amazônia, o cerrado e a caatinga?

Nenhum comentário: