Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável
"Governo enfrenta resistencia social contra projetos de mineração, e a construção de uma ferrovia "a toque de caixa". O Complexo Porto Sul está na ponta desse projeto, mas por enquanto, apenas no papel."
___________________________________________________
Desde que o governo federal anunciou a construção do Porto Sul (Complexo industrial, porto e ferrovia) num trecho avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em Ilhéus, uma coalizão de entidades das áreas científica e ambiental, dos movimentos sociais e culturais, da agricultura familiar e das comunidades tradicionais passaram a fazer uma forte oposição ao projeto.
O movimento “Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável” é um desses movimentos, agregando mais de 40 organizações, e já recebe apoio de organizações não governamentais de abrangência nacional e internacional. A rede vem atuando de forma organizada, monitorando todos os procedimentos técnicos e legais referentes ao Complexo Porto Sul, e realizando estudos específicos sobre os impactos.
Segundo o movimento, as audiências públicas coroam uma visão da sociedade civil sobre o Complexo Porto Sul - a visão de que este projeto não é viável, pelos inúmeros problemas que causa, desde a mina até o seu escoamento pelo Sul da Bahia. "O que se defende é um outro modelo de desenvolvimento, e uma análise técnica criteriosa a fim de contestar e evitar os equívocos desse projeto."
Comentários
Um grande beijo
Maria do Socorro Mendonça