terça-feira, outubro 22, 2013

Parque Nacional Serra das Lontras


Ele é o único Parque Nacional do Bioma da Mata Atlântica na região cacaueira, e representa um avanço diante do passivo de proteção florestal nessa região, onde enganosamente o cacau-cabruca costuma disfarçar e desculpar a avançada degradação de nossas florestas remanescentes, que são hoje, pequenas manchas isoladas. 

O Parque Nacional da Serra das Lontras abrange parte do Complexo Serra das Lontras e Javi e possui 11.342,69 hectares. Junto com a Reserva Biológica de Una, também federal, formam o Corredor Ecológico Una-Lontras, ao sul de Ilhéus. Lembrando que, ao norte de Ilhéus temos o Corredor Ecológico Esperança Conduru, referenciado pelas riquezas extraordinárias entre o Parque Municipal da Boa Esperança e o Parque Estadual do Conduru. 

Quando falamos em Corredor Ecológico, não estamos falando na exclusão do homem, como requer as áreas decretadas parques ou reservas, mas incluí-lo de todas as formas sustentáveis de se produzir qualidade de vida e uma economia forte aproveitando as qualidades e potencialidades regionais.
 
São serras refúgios com trechos de remanescentes da antiga floresta, já que o cacau-cabruca também subiu as serras. No trabalho de pesquisa "Complexo de Serras das Lontras e Una, Bahia: Elementos naturais e aspectos de suaconservação" ( Sociedade para a Conservação das Aves do Brasi, Iesb e BirdLife International) podemos entender melhor a importância para a conservação da biodiversidade do planeta que tem as florestas remenescentes do sul da Bahia:

"O conhecimento da biodiversidade das matas da região é ainda incompleto. Grande parte dos estudos refere-se às áreas de terras baixas e apenas recentemente foram publicados trabalhos com informações sobre a região serrana do sul da Bahia, incluindo Boa Nova e a Serra das Lontras. Esses estudos confirmam a ideia de que as florestas de altitude abrigam um complexo faunístico importante e diverso daquele conhecido para as áreas de terras baixas da região. Os trabalhos também revelaram a ocorrência de táxons novos de diversos grupos e reforçaram o conhecimento de que a fauna e a flora das áreas mais elevadas possuem mais afinidades com as espécies das matas de altitude do sudeste brasileiro do que com as matas de terras baixas adjacentes. Apesar da elevada importância biológica, as serras do sul da Bahia estão apenas parcialmente protegidas em uma unidade de conservação pública, a Serra do Conduru, e algumas reservas privadas como a Serra Bonita e a Serra do Teimoso.

Está dado o recado para conhecer o nosso primeiro parque nacional, e relíquia do futuro. O Parque Nacional Serra das Lontras, melhor não chamar de PARNA, que é feio, e vem dessa moda-maníaca das abreviações, sempre enrolando a informação e seus fins educativos. Parna só serve para afastar mais ainda as pessoas do conceito de um Parque, que no Brasil não são preparados para cumprir umas de suas funções sociais que é o turismo. Não é assim nos Estados Unidos, na Costa Rica e em muitos outros países. 
Para obter mais informações sobre ele, podemos procurar pelo seu Gestor, o Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) que está localizado no Escritório da CEPLAC/SUEBA, na Rodovia Ilhéus-Itabuna km 22, em Ilhéus. O email é  parnaserradaslontras@gmail.com e o telefone para contato 73 3214-3041.
A conservação da biodiversidade da terra passa decisivamente pelo Sul da Bahia.
           Olha ele aí, o raríssimo pássaro que conseguiu sobreviver na Cabruca.
No reino dos pequenos riachos e cachoeiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha, vcs tem ai na região, sinceramente eu não conhecia esta parque nacional. Ja estamos com uma caravana de 60 pessoas para agora em julho visitar a area dos parques na Bahia. e Este foi escolhido.

Samuela Aragão. Pelotas -RS.