sexta-feira, setembro 27, 2013

Os gêmeos curandeiros, e o sincretismo brasileiro.

                                       
Hoje é festa para as Crianças, pois é o dia dedicado a Cosme e Damião, os Gêmeos Curandeiros. Queiram ou não queiram, todo mundo lembra de alguém que não é do Candomblé  e vai servir Carurú para as crianças,  especialmente aquelas "pobres".  O Brasil é o país do sincretismo original, onde a liberdade religiosa faz parte da identidade cultural. Somos o grande país Católico dos Evangélicos, sinalizados como a maior nação Espírita do mundo, onde o Candomblé é a religião mais pura, e a Umbanda e o Santo Daime, a manifestação singular desse ecletismo. Esse país “Rosa Cruz” de Xamãs da Floresta é o lugar onde se busca a “União do Pensamento”, e se divide a fé com Judeus, Budistas, Taoistas, Muçulmanos e muitos “Hare Krishna” que povoam lugares como o Rio de Janeiro.

Com todos eu aprendo, porque na minha condição humana não sei de nada. E nesse dia 27 de setembro é dia de alegria e de se comemorar com festa na igreja Católica e no Candomblé. Em Salvador temos uma paróquia dedicada a Eles no bairro da Liberdade. O culto aos Santos são fortes na tradição da cultura baiana, seja na feitura do caruru - “de promessa”, ou no oferecimento de doces e brinquedos à criançada, por gente Católica, de Umbanda e do Candomblé. Só pra lembrar, o Carurú tem origem indígena, e tem o quiabo como ingrediente principal. Mesmo eu dizendo isso, sei que muitos acham que só deve existir uma Religião, e pior ainda, alguns pregam a intolerância como parte de sua crença, e insistem em demarcar a geografia da fé, e menosprezar a sua intrínseca liberdade. A intolerância ao direito de crer diferente é uma das coisas mais ignorantes que eu considero existir, e por conta dela, o Sócrates bebeu a Cicuta, no tempo em que era intolerante acreditar em um só Deus Universal.

Cosme e Damião são santos orientais, provavelmente martirizados durante a perseguição de Diocleciano (284 - 305), mas pouco se sabe sobre a vida destes dois irmãos médicos e, pelo que tudo indica, eram gêmeos. Acta e Passio, seriam os seus nomes verdadeiros e seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, “sem dinheiro”. No culto afro-brasileiro a Ibejada é a Legião das Crianças da Umbanda, liderada por Eles, e faz parte da linha dos santos ou linha de Oxalá.  Mas quem sabe, os intolerantes tenham algo a nos dizer, afinal, Deus permitiu ao Brasil ser a expressão de sua Nacionalidade Plena. Para mim a espiritualidade não se formaliza nesse mundo de ilusão, senão através do amor incondicional e na caridade praticada. Não é bem assim que pensam os teólogos, por exemplo, e eu aceito, mas não entendo. O Padre Zezinhoda Canção Nova,por exemplo, quando ele publica coisas como: “Na Igreja muitos santos são estigmatizados pelo misticismo no choque de culturas”, ou “a verdadeira origem das coisas” ou ainda “desde criança a gente se confunde com as crendices do imaginário popular”, tende a me tornar também intolerante com a crença do outro. Crença essa que deve ser original, pois a fé uma coisa nova como um presente dentro de si, é louvar, cantar e dançar.Sou um Católico praticante que renovei minha Fé no Santo Daime, e tenho conhecimento de muitas glórias de Deus em todas os salões e terreiros do Brasil onde existem pessoas de boa vontade, pessoas que pedem, pessoas que amam, pessoas que fazem caridade, enfim, Homens e Mulheres da Fé.  Que tal ouvir música para deixar o coração entender?   
Ói que lindo a Mariene de CastoO Padre Antônio Maria, muito maravilhoso!Hino de Cosme e Damião na Voz de dentro do Coração.Tú tem medo de Candomblé? Sério? Tenho não. É segredo de Papai e Mamãe que tenho vontade de conhecer. Aqui na Bahia sou Candomblé, e também recebo as águas das Baianas antes de me ajoelhar aos pés do meu mestre Senhor do Bonfim. Bahia Singular e Plural: Um excelente documentário sobre o tema.  "A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época."


























Nenhum comentário: