quinta-feira, junho 06, 2013

Dia Internacional do Meio Ambiente















Nem parece um dia tão especial, e a falta de comemorações e timidez nesse Dia do Meio Ambiente transparece uma perda de importância desse tema fundamental nos últimos anos de política pública brasileira. O Brasil não quer mesmo abraçar essa causa da humanidade e global, não quer assumir seu papel de liderança no processo de construção de um modelo econômico socialmente e ambientalmente sustentável. O governo não quer.

O Dia e Semana do Meio Ambiente duas décadas atrás, nesse mesmo país, a história era outra, e o  Brasil  inspirou o mundo a realizar os principais acordos e tratados para a proteção do meio ambiente e da humanidade. O tempo passou e continuamos profundamente injustos socialmente, na democratização do saneamento ambiental, na distribuição da água e na equidade das condições de moradia, trabalho, lazer e acesso ao conhecimento. 

O resultado é um horizonte confuso, e um cotidiano ainda permeado pela miséria e pelo desperdício de energia e recursos naturais, como se ainda fossem abundantes (e infinitos). Uma das consequências dessa perda de importância  se reflete na falta planejamento de nossos territórios, e na exploração que ainda implica em aumento da degradação ambiental, e na fragilização do tecido social. 

O reflexo desse estado de confusão é que ainda estamos desmatando e perdendo biodiversidade, e não estamos falando da Amazônia, que "só" desmatou no último período anual, uma área do tamanho do município de São Paulo, mas da super-explorada Mata Atlântica. Isso mesmo, segundo dados recentes da SOS Mata Atlântica o desmatamento continua, e o nosso Estado da Bahia é o segundo no ranking de destruição, e Minas Gerais está liderança. Onde queremos chegar? 

Queremos chegar em um país muito melhor, orgulhoso e rico por seus valores e identidade, com cidades melhores e muitas lições para a humanidade. Para isso, todos se lembrem de boas práticas no seu cotidiano, e da vivência dos bons ensinos com todos ao seu redor, abraçando a causa da vida em em sua amplitude, abundancia e generosidade que se expressa em nossa terra e povo brasileiro. 

Salve todos os que abraçam as causas do Brasil Justo, Solidário e Sustentável.

Nenhum comentário: