quinta-feira, maio 30, 2013

Qual É o Maior Jequitibá da Cabruca no Sul da Bahia?




Confiando na soberania de nossa mata, pode até ser que não encontremos o rei dos reis da mata, que talvez durma silencioso onde nunca fomos ou iremos, ou talvez não mais exista, e seja ele, o velho Jequitibá Rei de José Delmo da Serra do Jequitibá do Marcelo Ganem, que tombou aos olhos dos homens.

O fato é que com o programa do Instituto Cabruca (AQUI) "Árvores da Cabruca" o maior Jequitibá vai ser premiado com 20 mil reais. Vamos com isso conhecer mais a distribuição dessa árvore que reina no sul da Bahia. Ele é o grande símbolo da Mata Atlântica, e essa história de qual é o mais velho e o maior é uma boa e estigante polêmica.

Tem os do sudeste, o do Parque Nacional do Vassununga, em São Paulo, e o de Cachoeiras de Macacu no Estado do Rio que eu filmei para um de meus primeiros vídeos; e tem o de Minas Gerais (Divisa Nova, por exemplo) e outros em nossa sofrida Mata Atlântica. São Jequitibás com idades centenárias  que dizem alcançar mais de mil anos, e que aqui na Cabruca encontramos o seu verdadeiro reinado milenar. 

Nesse reinado temos muito o que ver. Tem o da novela Renascer, ali no caminho de Itajuípe, o da RPPN do Teimoso em Jussari com uma plataforma construída pelo saudoso Henrique Berbert de Castro, também amante do Jequitibá Rei, o de Ubatã,  o da fazenda de Fernando Augusto Vieira (Guga) que ele afirma ser o maior que ele já viu, o meu do Banco da Vitória, aquele derrubado pelo prefeito de Camacan, e tantos outros que queremos reconhecer.

Nenhum outro lugar tem tanta cultura associada a essa árvore, a de vida mais longínqua dessa nossa floresta, e que ninguém replanta. Aqui, o Jequitibá é Rei e artista de novela das oito da TV Globo, Renascer. Mas o que interessa e está na essência desse concurso é que precisamos conhecer a biodiversidade recorde de árvores da Mata Atlântica do sul da Bahia, e começarmos a replantar árvores como o Jequitibá, transformando a Cabruca em um museu vivo permanente de nossa riqueza natural.

LEIA MAIS SOBRE ESSA INICIATIVA DO INSTIUTO CABRUCA NO BLOG DO THAME

Em busca do grande Jequitibá Rei (Leia a íntegra)
O “Programa Árvores da Cabruca” lança na quarta-feira (29), o concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, que busca a maior espécie da árvore Jequitibá. Para participar do concurso, o interessado precisa se inscrever a partir da quinta-feira (30) até o fim de outubro, dia 31, na sede do Instituto Cabruca, em Ilhéus.

Matéria  veiculada  no programa Globo Rural mostrou o trabalho realizado pela Ceplac e pelo Instituto Cabruca para a preservação do Jequitibá, árvore-símbolo da região cacaueira.

O jequitibá é uma das espécies mais tradicionais da região cacaueira, considerado um verdadeiro tesouro entre os produtores. Tradicionalmente a árvore é encontra em meio ao cultivo do cacau, que na região sul da Bahia é plantado no sistema cabruca, em meio a Mata Atlântica, que visa produzir e preservar o ambiente.

REPERCUTA  O INTERESSE PELAS ÁRVORES!

QUEM É ELA?



Ocorrência geográfica: Nativo do Brasil (Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo).

Grande ameaça:  Populações ocorrem frequentemente em terra fértil e perda de habitat considerável causou declínio nas espécies.

Reino: Plantae
Filo: Tracheophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Lecythidaceae
Género: Cariniana
Espécie: C. legalis
Nome binomial: Cariniana legalis
Autoridade Científica: (Martius) Kuntze 1898.
Sinónimos: Cariniana brasiliensis Casar. Couratari legalis Mart. 1837
Descrição: Com seus troncos de grandes dimensões, tanto em comprimento como em perímetro, essa árvore pode viver mais de mil anos é um dos símbolos da região cacaueira da Bahia.



O JEQUITIBÁ EM ALGUNS 
DOS PRINCIPAIS ÍNDICES BOTÂNICOS:

Árvores do Brasil
Google Imagens
The Plant List
The New York Botanical Garden
Key Royal Botanic Gardens
Global Biodiversit Information Facility

Nenhum comentário: