quinta-feira, março 22, 2012

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS: Alemanha continua cooperação com o Brasil para proteger o clima e a biodiversidade



A Alemanha continua a sua longa e bem sucedida cooperação com o Brasil para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Hoje (21.03), no Dia Internacional das Florestas, será assinado um acordo de financiamento no valor de 20 milhões de euros entre o Banco de Desenvolvimento da Alemanha KfW e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Os fundos serão aplicados na segunda fase do programa "Áreas Protegidas da Amazônia" (ARPA II).

O ARPA, do governo brasileiro, é o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo. Na primeira fase (ARPA I, 2003-2010) cerca de 23,3 milhões de hectares de floresta tropical na Amazônia foram colocados sob proteção. O objetivo da segunda fase do programa é a criação de 13,5 milhões de hectares de novas áreas protegidas na Amazônia. Com um total alvo de cerca de 40 milhões de hectares, a ARPA representa um excelente contributo para a proteção da biodiversidade e do clima global.

Além da Alemanha, o projeto será financiado e apoiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A contribuição alemã para o ARPA II totaliza 40 milhões de euros, dos quais 20 milhões de euros serão utilizados imediatamente para o financiamento do programa e 20 milhões de euros irão para um fundo permanente para a manutenção das áreas protegidas.
O Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) é o responsável pela cooperação com o ARPA, cujo orçamento vem da contribuição alemã no montante de 40 milhões de euros. O Banco de Desenvolvimento KfW, em nome do BMZ, executa a cooperação financeira. Além disso, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) fornece ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA) o aconselhamento para a implementação do ARPA.

© Juliana Echer Manto (do Centro Alemão de Informação da Representações da República Ffederal da Alemanha no Brasil).

Nenhum comentário: