DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS: Alemanha continua cooperação com o Brasil para proteger o clima e a biodiversidade



A Alemanha continua a sua longa e bem sucedida cooperação com o Brasil para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Hoje (21.03), no Dia Internacional das Florestas, será assinado um acordo de financiamento no valor de 20 milhões de euros entre o Banco de Desenvolvimento da Alemanha KfW e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Os fundos serão aplicados na segunda fase do programa "Áreas Protegidas da Amazônia" (ARPA II).

O ARPA, do governo brasileiro, é o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo. Na primeira fase (ARPA I, 2003-2010) cerca de 23,3 milhões de hectares de floresta tropical na Amazônia foram colocados sob proteção. O objetivo da segunda fase do programa é a criação de 13,5 milhões de hectares de novas áreas protegidas na Amazônia. Com um total alvo de cerca de 40 milhões de hectares, a ARPA representa um excelente contributo para a proteção da biodiversidade e do clima global.

Além da Alemanha, o projeto será financiado e apoiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A contribuição alemã para o ARPA II totaliza 40 milhões de euros, dos quais 20 milhões de euros serão utilizados imediatamente para o financiamento do programa e 20 milhões de euros irão para um fundo permanente para a manutenção das áreas protegidas.
O Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) é o responsável pela cooperação com o ARPA, cujo orçamento vem da contribuição alemã no montante de 40 milhões de euros. O Banco de Desenvolvimento KfW, em nome do BMZ, executa a cooperação financeira. Além disso, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) fornece ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA) o aconselhamento para a implementação do ARPA.

© Juliana Echer Manto (do Centro Alemão de Informação da Representações da República Ffederal da Alemanha no Brasil).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Flores do Sul da Bahia

Morro de Pernambuco - queimada e abandono

Pesca de Calão