sábado, setembro 05, 2009

Os Conselhos Municipais de Meio Ambiente da Bacia do Almada

.
A prefeita de Coaraci, Josefina Castro, empossou o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), hoje, durante uma reunião do conselho gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada. Com isto, os sete municípios da bacia do Almada passam a ter um instrumento essencial para a participação comunitária nas políticas ambientais.

Os Conselhos de Meio Ambiente de Almadina, Coaraci, Itajuipe, Barro Preto, Uruçuca, Itabuna, e Ilhéus integram o Conselho Gestor da APA, sendo que Itabuna foi incluída por serem usuários das águas do rio Almada. O processo de facilitação, capacitação e fortalecimento desses conselhos, vem sendo realizado pela organização ABARÁ, e esse modelo de gestão, em regime de co-responsabilidade social tem atraído as atenções das organizações sociais, políticos, agricultores, professores, artistas e os mais variados setores da sociedade.

O facilitador da ABARÁ, Marcos Luedy, disse que, “assim, o Almada tem olhos, ouvidos, mãos, pele e tem coração”, se referindo a importância dos sete municípios possuírem o conselho de meio ambiente. Ele ressalta que o próximo passo é viabilizar um projeto de saneamento para toda a bacia do Almada para a sua completa despoluição, beneficiando milhares de pessoas.

O conselho gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada reúne, além dos conselhos municipais, outras 26 entidades representativas do conjunto da sociedade. A atuação de conselheiros ambientais no planejamento e gestão ambiental dos municípios e unidades de conservação tem permitido que a sociedade civil participe efetivamente da formulação das políticas ambientais no sul da Bahia.
.

Nenhum comentário: