terça-feira, setembro 22, 2009

I Seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais do Sul da Bahia























“Realidades e Perspectivas”

Acontece no próximo dia 29, em Ilhéus, o I Seminário Sobre Pagamento por Serviços Ambientais do Sul da Bahia – Realidades e Perspectivas.

O evento visa esclarecer o tema para estudantes, pesquisadores, agricultores e representantes locais sobre as alternativas e possibilidades de pagamento por serviços ambientais já em prática em diversas regiões do mundo, no país e na nossa região .

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail mailto:dialogo@cabruca.org.br dialogodocacau@cabruca.org.br. O seminário será realizado no dia 29 de setembro, as 08:00h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Serviços ambientais

Os serviços ambientais são aqueles prestados silenciosamente pela natureza, entenda-se a regulação de gases (produção de oxigênio e seqüestro de carbono), belezas cênicas, conservação da biodiversidade, proteção de solos e regulação das funções hídricas.
Atualmente podemos observar os resultados do uso indiscriminado dos recursos naturais pelo homem, em função de atividades econômicas imediatistas, contribuindo para a ameaça e escassez iminente de muitos destes recursos, como exemplo os recursos hídricos, cada dia mais escassos e poluídos.

A preservação de florestas, por exemplo, muitas vezes vista como perda financeira nas propriedades rurais, pode ser avaliada em forma de beneficio que estas proporcionam a sociedade como um todo, onde esta começa a ser quantificada e estimada economicamente.
Onde o resultado da antiga equação que poderia resultar na desconfiguração de biomas inteiros, redução da quantidade e qualidade de água potável, nascentes, lençóis freáticos, dentre outros recursos essências para a vida no planeta, agora podem ser trabalhados de maneira a reconhecer o serviço que a preservação dos recursos naturais no meio rural, por exemplo, propiciam ao abastecimento de água no meio urbano.

A idéia do pagamento por serviços ambientais é remunerar quem preserva (direta ou indiretamente) o meio ambiente, pagando uma determinada quantia em dinheiro a quem contribui para a conservação de um determinado recurso natural. Desta maneira este evento tem como objetivo esclarecer o tema através da compartilha de iniciativas e experiências que já estão em andamento em diversas regiões do país, inclusive na Bahia.
.
Contatos:

Joice Reis – Secretária Executiva do Diálogo do Cacau.
E-mail: joice@cabruca.org.br
Telefones: (73) - 3633-6899 / 9944.9515

Adriana Reis – Secretária do Diálogo do Cacau.
E-mail: adriana@cabruca.org.br
Telefones: (73) - 3633-6899 / 9944.9512

Lázaro Vasconcelos – Núcleo de Comunicação Instituto Cabruca.
E-mail: mailto:adriana@cabruca.org.br
Telefones: (73) - 3633-6899 / 81641419

Nenhum comentário: