quinta-feira, abril 23, 2009

Tupinambá de Olivença

A história desse país está se reescrevendo em lugares como o Sul da Bahia, onde através dos séculos, comunidades tradicionais resistiram a todo tipo de opressão e exclusão. Os índios são um bom exemplo disto, e de um Brasil que precisa ser descoberto e compreendido.

Os índios do sul da Bahia são um inacreditável acontecimento de martírio e abadono. Um genocídio em vários massacres sanguinários ocorridos à beira mar. Um deles, em 23 de setembro de 1559, comandado e narrado por Men de Sá, resultou numa fila de corpos extendidos de uma légua de índios, uns seis quilômetros e meio.

O último massacre, no Cururupe, em 1927, que tem como símbolo de resistência,o Caboclo Marcelino, foi um duro golpe contra a Velha Aldeia dos Índios Tupinambá de Olivença. E foi "ao Deus dará" que poucos deles sobreviveram, à sombra de uma velha igreja erguida na colina.

Nós nunca nos importamos com eles, que em pleno Século XXI, ainda vivem em condições de pobreza e exclusão diante da sociedade. Por isso, vamos acordar para o desenvolvimento do Sul da Bahia, honrando e apoiando toda forma de bem estar e inclusão social dos povos indígenas que vivem em Olivença (Ilhéus), Buerarema, Una e Pau Brasil.
.

.

Com algumas fotos, gentilmente realizadas, de uma família de índios Tupinambá de Olivença, que, em breve conheceremos melhor, continuamos o nosso Painel sobre os Índios, entendendo que é preciso que as mudanças aconteçam mais rápido para repor o atraso de nossa redemocratização e valorização desses grandes parceiros sociais.
.

É chegada a hora do verdadeiro descobrimento do Brasil, um território imenso, detentor de grandes riquezas em sua cultura e natureza. Um Brasil que está começando a olhar para si mesmo, para uma integração na diversidade cultural.
.

Nesse movimento estamos redescobrindo nossos compromissos com a bandeira e a pátria amada. E a salvação dos povos indígenas e consagração de sua cultura precisa fazer parte da agenda de compromissos de todos os brasileiros.
.
No sul da Bahia, eles serão decisivos para o desenvolvimento de nossa sociedade, corrigindo nossas mazelas de discriminação social e as barreiras culturais historicamente impostas. Num futuro que já começou, nosso território não será apenas "a região cacaueira" ou "a terra de Jorge Amado", mas também, a terra de povos como os Tupinambá de Olivença.
.

.
SALVE SÃO JORGE DOS ILHÉUS, SALVE O GURREIRO TUPINAMBÁ, E SALVE O CABOCLO MARCELINO, QUE DEVE SER LEMBRADO, AQUI NO SUL DA BAHIA, COMO UM DE NOSSOS HÉROIS, POR TER ENSINADO SEU POVO A RESISTIR AOS OPRESSORES.
.

Eles são descendentes de índios guerreiros, que lutaram bravamente contra a invasão de suas terras, em grandes e memoráveis batalhas. Nessas "terras do sem fim" de verde e mar, restaram alguns "hérois sem terra", testemunhas de nossa história, precisando de tudo e de todos para recuperarem o lugar devido na sociedade.

A Igreja Nossa Senhora das Escadas, construída pelos jesuítas em 1700 é um dos patrimônios culturais mais importantes do Sul da Bahia e um referencial das terras e história do povo indígena Tupinambá de Olivença.

MAIS INFORMAÇÃO

A TEIA BRASIL

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

CONSCIÊNCIA NET AGÊNCIA

4 comentários:

José Nazal disse...

Caro Paulinho,

Parabéns por seus artigos, ricamente fundamentados, que trazem sempre um alerta para formar uma consciência cada vez maior sobre a preservação no meio ambiente e do nosso escasso patrimônio.
Você reparou nas suas fotografias o crime cometido contra um dos quatro prédios coloniais que ainda existem em Ilhéus, a Igreja de Nossa Senhora da Escada?
As portas e janelas são molduradas por pedra de cantaria, que inadivertidamente foram pintadas com tinta plástica prateada. Será qu pode ser recuperada?
Segundo o padre, foi a comunidade que fez o trabalho. É uma pena.
Oxalá possa ser reparado o dano.
Abraços e parabéns mais uma vez!

Anônimo disse...

Para acrescentar e nos deixar um pouco satisfeito com o "pensar" da sociedade neste povo tão sofrido e discriminado neste dia 18 de abril os Tupinambás de Olivença receberam do Programa Cidadania Digital um CDC(centro digital de cidadania).Parabéns e que eles possam melhorar o nível educacional e cultural da sua comunidade.
Continue escrevendo sobre eles!

Anônimo disse...

Conheci seu blog recentemente, por conta de uma colega de meu curso de especialização em Itabuna. Gostei demais das informações e das incursões pelas veredas ambientais, de forma enfática e bem deliciosa trata a questão indigena e socio ambiental tão amplamente, que nos dá uma outra dimensão da problemática, históricamente se discute a questão indigena, no entanto, trata-los de forma realistica e humana é o diferencial. Gostei demais dos seus relatos e da forma que relata os aspectos culturais e ambientais de nossa região. Sou de Firmino Alves, faço parte da bacia do Rio Salgado, um dos afluentes do Rio Cachoeira. Sou fotografo e tenho umas fotografias de queimadas aqui de minha regiao, em pleno tempo de seca absoluta, sao fotos bem interessantes. Caso se interesse me mande um email: elton_ivetiano@hotmail.com

Desde já obrigado pela sua colaboração literária e de consciencia participativa.


Abraço.

Anônimo disse...

Tópico prazeroza nesta página, textos assim demonstram valor ao indivíduo que ler aqui :)
Realiza mais deste espaço, a todos os teus seguidores.