quinta-feira, setembro 25, 2008

SOS Tartaruga Marinha

Na minha caminhada habitual na praia da avenida, em Ilhéus, vi um homem que fazia do seu caminhar um trajeto entre a beira do mar, onde ia coletando sacos plásticos, até a maior distância da água, já na restinga, onde ele os colocava. Não era um homem diferente dos outros, mas um homem normal, naturalmente direito como todos nós deveríamos ser. Sobretudo, ele estava protegendo tartarugas e a lição estava logo adiante, quando ele esbarrou numa grande tartaruga morta.
.

A Rainha do Mar é um símbolo de resistência às alterações globais. Vivem nos mares a 100 milhões de anos, e sobreviveram além dos dinossauros, extintos a 65 milhões de anos, mas têm tido sérias dificuldades para sobreviver a um tão jovem habitante da terra, o Homem.
.

Presa fácil dele, viraram iguarias, e seus ovos, omeletes, quando completamente desprotegidas vêm desovar nas mesmas praias de sempre. Também foram perseguidas pelas propriedades de sua carapaça. A poluição complementa a matança, pois sempre confundem sacos plásticos ou celofane misturados com água-vivas (sua refeição predileta), e morrem sufocadas. Para completar, são afogadas em redes de pesca, principalmente as de camarão.
.
O resultado? Um prodígio da irracionalidade, conseguimos colocar as oito espécies de tartarugas existentes nos mares na lista dos animais ameaçados de extinção.
.

A Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) encontrada morta na Praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, nos dia 23 de Setembro de 2008 é mais um registro da Associação Pró-Vida Silvestre de animais mortos ou em em situação de risco. As imagens ainda serão analisadas por especialistas, mas temos várias indicações de que ela se afogou depois de se debater numa rede, possivelmente de camarão, e isto não poderia ter acontecido, pois dois motivos.
.

O primeiro é que estamos em pleno defeso da pesca do camarão, que na Bahia é de 1 de Abril a 15 de maio, e de 1 de Setembro a 30 de Outubro. Segundo, porque, desde 1994, todas as redes de pesca de arrasto de camarão devem, por lei, adotar um "dispositivo de exclusão de tartarugas" (DET). Esse equipamento consiste na abertura de uma grade de metal, instalada no interior do corpo da rede, para permitir que a tartaruga escape. O camarão pescado nestas condições pode ser comercializado com o certificado Turtle Safe (tartaruga salva).

TAMAR: UM PROJETO SALVADOR

Das vinte e uma bases do Tamar no Brasil, sete estão na Bahia (Mangue Seco, Sítio do Conde, Subaúma, Praia do Forte, Arembepe, Itapuã e Mucuri), e seis aqui bem pertinho no vizinho estado Espíto Santo. Isto demonstra como a proteção da tartaruga marinha depende de nós.

O Tamar tem feito a sua parte. São 18 anos de projeto, atingindo na temporada 2007/2008, o número de 2,8 milhões de filhotes lançados ao mar e 14 mil indivíduos marcados. Uma das principais tarefas dos pesquisadores é proteger seus ninhos e permitir que os filhotes, desprotegidos e indefesos, sigam na grande luta pela sobrevivência, enfrentando predadores de todo tipo, para enfim, um ou dois filhotes de cada mil chegarem à idade adulta.

E se ela vencer todos os obstáculos, com a mão salvadora de projetos sérios e bem sucedidos como o Tamar, e chegar a fase adulta, 30, 40 anos depois, ainda dependerá de nosso nível de conscientização para sobreviver, reproduzir e salvar-se da extinção.
.
Aqui no Sul da Bahia, os obstáculos não são poucos, pois nossos rios levam todo tipo de lixo para o mar (Veja a Reportagem Lixo nos Ambientes Naturais), e ainda precisamos trabalhar muito em Educação Ambiental para que os pescadores envolvam-se, de fato, na proteção da vida marinha, sem precisar de multas, apreensões e prisões.
Textos e Fotos: Paulo Paiva


Participe também e seja um Defensor da Vida:

Projeto TAMAR
Meio Ambiente HP: Tartarugas Marinhas
Vida Longa às Rainhas do Mar
Répteis
Tamar
Defenders of Wildlife
Boca Maldita: Defeso do Camarão continua na Bahia

Um comentário:

Bel disse...

Eu vim aqui só avisar que tem novidade no Blog dos blogs da Costa do Cacau: http://oblogdosblogs.wordpress.com/blogando-aqui/
mas me surpreendi com seu post. Isso foi noticiado na mídia tradicional (rádio, TV...)? Não ouvi falar nada sobre o assunto...
O blog está cada vez melhor, parabéns!!!