sábado, fevereiro 02, 2008

Vandalismo não poupa Esculturas de Iemanjá

No Culto Afro-Brasileiro, Iemanjá é a Mãe Imensa que abraça o mundo inteiro, representa a Paz e Fartura, e esse ano, segundo as Mães de Santo de Salvador, ela pediu para ser representada pela sua própria imagem, uma Sereia"

(Escultura de Goca Moreno - 1999)

Dia de louvores, festa e o carnaval anunciam a Santa Quaresma em 2008. Tendo em vista a depredação de bens públicos e particulares, que não poupa nem as imagens santas, aproveitamos o dia de paz que hoje é representado por Iemanjá, para abordar um tema fundamental da construção da cidadania: o combate ao vandalismo contra o patrimônio cultural.

O vandalismo do patrimônio de uma cidade é extremamente danoso, inclui desde o conhecido ataque aos orelhões, dos bancos e cercas das praças e avenidas, as queimadas e destruição de árvores, a pichação e danificação de esculturas e outros monumentos públicos e privados, dentre outros exemplos. Os prejuízos são de ordem material, financeira e cultural.

Em Ilhéus, a Orla Norte conta com a escultura de uma Sereia, bem projetada pelo artista plástico Goca Moreno. Temos notícias que pouco depois de instalada, vândalos tentaram roubar a escultura, que permanece até hoje com uma inclinação irregular; diferente do projeto do artista; e observando mais de perto, vemos riscos por toda parte, apesar da imagem ser utilizada como santuário.

Tentativa de roubo, rabiscos e alteração da inclinação,

apesar da adoção comunitária como um santuário.







.................................................................Nesses dias, no Morro de Pernanbuco, uma escultura de Iemanjá, encomendada ao artista Nô Oliveira foi destruída antes mesmo de ficar pronta, às vésperas do seu dia comemorativo. De quebra, os vândalos atearam fogo mais uma vez na vegetação nativa do morro. O caso foi resgitrado na 7a Coorpin de Ilhéus (OC/Q 7.73/08).

Escultura de Nô Oliveira, destruída antes de ser finalizada.

É muito importante que abordemos o tema com seriedade, contando com o apoio da Secretária de Educação para orientar as escolas a abordarem o tema em sala de aula, das Associações de Moradores e da Polícia Civil e Militar, para coibir e punir com rigor esses atos. Sem o apoio de todo o conjunto da sociedade não será possível consolidar um projeto orla como Ilhéus merece.

"Registramos bancos e proteção das quadras esportivas danificados m todas as praças de Ilhéus".
....................................................................................................................................................................................................................................................................Jornal Local: Cresce a depredação do patrimônio público
O Globo: Vandalismo atinge esculturas da Cowparade

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Paulo, fiquei alegre ao tomar conhecimento do seu Blog!! Parabéns amigo, espero que vc tenha sucesso e que fique em paz.
Você já está nos Favoritos!!
Abração,

Regina

Anônimo disse...

Olá, Paulo!

Muito bom ver seu cuidado com as questões socioambientais, parabéns!
Tenho material de Ilhéus e região que gostaria que você divulgasse, como por exemplo o evento a seguir.
Se houver interesse, peço que entre em contato comigo, Adriano Wild, no endereço adrianovwild@yahoo.com.br

EVENTO:
III Conferência Regional de Meio Ambiente - Itabuna / Ilhéus
(Território Baixo Sul – Litoral Sul)

Dias 19 e 20 de fevereiro de 2008

UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
Auditório Paulo Souto

Credenciamento / Abertura às 8 horas.
Inscrição gratuita. Com certificado.
Contato: (73) 3211-8248 e (pela manhã): 3214-6355 / 3214-6350
crmeioambiente@hotmail.com