terça-feira, fevereiro 12, 2008

Queimadas nas Encostas de Ilhéus


A cidade de Ilhéus cresceu sobre os morros do centro urbano e as áreas verdes foram praticamente extintas, restando cerca de 15 trechos isolados nos morros como Pacheco, Conquista e Amparo, que representa menos de 2% de área verde remanescente poupada.

Ainda que raros, esses pequenos bolsões verdes cumprem um importante papel ambiental, como auxiliadores da drenagem pluvial, estabilizadores de solo, melhoria do micro-clima dos bairros e da paisagem, além de favorecer a fauna silvestre e um ambiente urbano mais ameno.

Queimadas nas Encostas de Ilhéus é um Painel do Fórum Ambiental do Sul da BahiaCena cada vez mais rara: árvores nos morros.

Nas encostas de Ilhéus, temos constatado, repetidamente, ao longo dos anos, o uso do fogo em queimadas ilegais, que impedem a regeneração florestal e matam as valiosas árvores nativas que ainda existem. Em todos os casos são terrenos sob domínio do município, com declividade superior a 45 graus e cuja vegetação deve ser protegida por lei.

Vegetação Nativa do Condominio Nova Esperança

Queimadas nas Encostas de Ilhéus é um Painel do Fórum Ambiental do Sul da BahiaO uso do fogo e a rejeição à mata nativa tem motivações variadas, inclusive culturais, e as alegações vão desde a obstrução da vista, à utilização destas áreas por marginais em atividades criminosas; também acontecem especulações imobiliárias associadas às queimadas.

Avenida Canavieiras

reflorestamento de encostas em ilheus é um tema do forum ambiental do sul da bahiaMas temos observado na maioria das queimadas, a pré-existência de uma roçagem, geralmente realizada pela própria prefeitura, sendo complementada com a queima, sem açeiro ou preocupação com a vegetação, pela própria comunidade.

Encosta do Sétimo Céu - Piedade
Em frente ao Mirante, Ponto Turístico
queimadas nas encostas é um dos temas do forum ambiental do sul da bahia O fogo é estratégia desfavorável a regeneração florestal.

Queimadas nas Encostas de Ilhéus é um Painel do Fórum Ambiental do Sul da Bahia Primeiro Reflorestamento
reflorestamento de encostas na cidade de ilheus é um tema do forum ambiental do sul da bahia

Entre tantas queimadas que temos obeservado, também estamos presenciando o que pode vir a ser o primeiro reflorestamento ecológico de nossa cidade (foto acima), na encosta do Alto Teresópolis, onde outrora, habitavam generosamente os verdejantes eucaliptos. Será o primeiro, se nos soubermos conduzir o projeto adequadamente.

Quando vimos que alguém estava roçando a vegetação sob as árvores do reflorestamento, era o anúncio do que viria a ocorrer depois, o fogo.

Reflorestamento também foi agredido.

reflorestamento de encostas do forum ambiental do sul da bahia


Mais Informação sobre queimadas:

Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Projeto Prevenção às Queimadas nos Morros

Ambiente em Foco

Canal Rio Claro: Queimadas: um mal desnecessário na cidade

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve, carissimo defensor das especificidades do Território e da nossa sofrida Mata Atlântica! Adorei seu blog e a matéria sobre a Conferencia. PARABËNS! Já estou divulgando.

Abs, Ana Fandi