O Porto Internacional do Malhado
Ilhéus perdeu sua orla central por causa do porto e até hoje não temos um projeto para a sua recuperação. Precisamos buscar reparação e apoio da União para reurbanizar nossa orla, e isto é uma questão de dignidade para os Ilheenses. O Porto Internacional do Malhado, o primeiro construído em mar aberto no Brasil, motivado pelo escoamento de grãos de cacau para todo o mundo, 36 anos depois de sua inauguração em 1971, tornou-se uma fonte de interrogações e dúvidas. Também representa o marco entre nosso passado e futuro enquanto cidade, e é o símbolo principal da mudança de paradigma de desenvolvimento da "era cacau" e "pós-cacau".
.
A Praia do Pontal antes dos impactos que mudaram a paisagem de Ilhéus. Do Acervo de Jorge Harley.Apesar da transformação completa da orla da histórica cidade de Ilhéus, e de termos sido criados achando que piche é da natureza, os graves danos ambientais causados pela construção e atividade do Porto de Ilhéus, não são avaliados e interpretados corretamente pelo município, que não recorre a União e ao Estado para sua minimização e reurbanização da orla da cidade.
É particularmente imoral, novas obras de ampliação (foto acima), sem uma solução para a comunidade do bairro vizinho São Miguel, que assiste a invasão do mar. Esta grande obra já transfigurou e continua impactando nosso ambiente e paisagem, extinguindo praias, assoreando as duas baias e criando gigantescos bancos de areia no centro e zona norte de Ilhéus.
O Bairro de São Miguel é vítima antiga do porto, assim como o litoral norte. Nessa vila muitos cidadãos já perderam suas casas, arcando com prejuízos causados pelo Porto. O governo federal e o Estado da Bahia e todos as empresas usuárias do Porto Internacional do Malhado tem responsabilidade legal pelos impactos ambientais que vem sendo causados pelas suas atividades, como determina a legislação ambiental.
É preciso buscar uma compensação ambiental para tantos estragos. A ideia de reparação aos prejuízos causados pelo Porto precisa ser resgatada pelo município e atestada pelo ministério público. Se no final da década de 60 as leis não exigiam estudos de impacto em obras de grande porte, hoje, a legislação protege o cidadão e lhe dá o direito de exigir um meio ambiente equilibrado. E sobretudo, penaliza criminalmente, representantes do governo e empresas, funcionários públicos ou não, pelos atos que degradam o meio ambiente e a qualidade de vida do povo.
IMPACTO AMBIENTAL
Hoje, qualquer obra no porto, tem de passar pelo EIA-RIMA e uma avaliação consistente do seu custo-benefício. Tem ouvir a população como determina a lei, dando respaldo para a clara responsabilização dos seus executores por consequentes impactos e prejuízos a comunidade.
É preciso buscar uma compensação ambiental para tantos estragos. A ideia de reparação aos prejuízos causados pelo Porto precisa ser resgatada pelo município e atestada pelo ministério público. Se no final da década de 60 as leis não exigiam estudos de impacto em obras de grande porte, hoje, a legislação protege o cidadão e lhe dá o direito de exigir um meio ambiente equilibrado. E sobretudo, penaliza criminalmente, representantes do governo e empresas, funcionários públicos ou não, pelos atos que degradam o meio ambiente e a qualidade de vida do povo.
IMPACTO AMBIENTAL
Hoje, qualquer obra no porto, tem de passar pelo EIA-RIMA e uma avaliação consistente do seu custo-benefício. Tem ouvir a população como determina a lei, dando respaldo para a clara responsabilização dos seus executores por consequentes impactos e prejuízos a comunidade.
Quem tem interesse no porto tem de ter interesse em Ilhéus e respeito a população local. O porto não pode se sobrepor à integridade do bem comum, e tem que contabilizar os seus lucros, também considerando os custos ambientais. De onde vem os recursos para as obras atuais e outras previstas na sua ampliação, deve vir também os recursos para os estudos ambientais e para a reparação ambiental dos bairros atingidos, como a reconstrução da orla da avenida Soares Lopes, a salvação do São Miguel e a indenização das famílias prejudicados.
Comentários
Daí a importância da participação da sociedade e do fortalecimento dos órgãos e instituições ambientais, sejam juízes, advogados, procuradores, organizações não-governamentais, órgãos governamentais de proteção ambiental. Somente quando todos estivermos envolvidos na defesa do meio ambiente e quando a legislação ambiental for respeitada, os riscos serão menores e o futuro menos incerto.
My friend, thanks for visit this blog. Ilhéus is very pretty city and very importante enviromental region; we are realy sick but there is many thinsg we can do yet; come with us and come back many times in south bahia.
Eu gosto muito do seu blog, mas estou sentindo falta do assunto que mais se discute hoje na cidade de Ilhéus que é a implantação do complexo intermodal (Aeroporto, Porto, Ferrovia, Rodovia e parque industrial - Siderurgias) na área Norte de Ilhéus, mais especificamente na APA da Lagoa Encantada. São 1.700 ha Decretadas como sendo de utilidade pública, onde se pretende fazer tudo o que citei. Diga-me algo a respeito disso.
Maria do Socorro Mendonça
socorroilh@hotmail.com
73 8838 1313
NO PALACIO DO JABURU TINHAM QUE CONSTRUIR UMA PRISÃOTEMPORARIA PRA POLITICO. TIPO ASSIM : ELA PASSA UM TEMPO VIVO E E DEPOIS É EXECUTADO PRA ACABAR A COM TIRANIA EM OS DIREITOS SEREM IGUAIS... MAS NÃO : DAQUI UNS DIAS ELES INVENTAM UMA LEI OBRIGANDO OS HOMENS A VIRAR VIADO E AS MULHERES VIRAREN SAPATÃO. E A IGREJA CATÓLICA VAI ASSINAR EM BAIXO COMO SEMPRE...FATO MEU BRASIL FATO .