Relembrando Newton Mendonça, e seu filho Fernando.


  
 Um artista extraordinário e só recentemente sua biografia deixou de ser uma lacuna. O mágico pianista desconhecimento de canções super conhecidas. Sempre lhe faltou referência quando cantam as suas canções, e reverências ao seu grande nome na MPB: Newton Mendonça (14.02.1927 / 22.11.1960). Newton fundiu-se em Antônio Carlos Jobim, que foi muito referido como único autor das belas canções que juntos fizeram nascer.
  Conheci essa história cedo, através de seu filho, o parceiro de músicas Fernando Mendonça, assim chegando ao legado do pai, autor de algumas das canções mais regravadas da história da música. Você pode até pensar que não sabe da música de Newton, mas elas estão em seus corações. Basta um primeiro verso ou acorde e logo lhe reconhecemos: Desafinado, Samba de uma nota só, Caminhos Cruzados, Meditação e Discussão
 O mundo inteiro ouviu Newton Mendonça, mas o compositor e letrista faleceu sem ter sabido do seu sucesso. Newton foi o vencedor do I Festival da TV Record em 3 de dezembro de 1960 com a música "Canção do Pescador", e já não pode estar presente para receber o troféu. Poucos dias antes, no dia 22 de novembro, morreu aos 33 anos de enfarte fulminante. O prêmio foi entregue à sua esposa, Dona Cirene. Não viu que suas músicas chegarem aos Estados Unidos e ganharam interpretações dos maiores cantores e músicos do século XX. Centenas de regravações e outras novas, que nunca param de chegar.  
  Tem um vídeo em que Tom Jobim pergunta aos repórteres: Vocês conhecem ele? Sugerindo que os mesmo não o citam. Pois é! Devemos belas e inesquecíveis canções a Newton Mendonça, e me sinto feliz com o show de artistas internacionais que blindaram sua obra, como Zimbo TrioFrank SinatraStacey KentElla FitzgeraldSharon Clark QuartetBadem PowellLeny Andrade.
   Mas aconteceu que, assim como o piano de Newton Mendonça se calou cedo, o violão de seu filho também fez o mesmo, quando Fernando Mendonça sofreu infarto, e nos deixou aos 40 anos de idade, em 1999. Pai e filho, piano e violão, e música para sempre.
Newton Mendonça faleceu sem conhecer a fama de suas músicas.


Newton Mendonça e seu primeiro filho  Marcelo Mendonça.
Fernando Mendonça, também compositor, e seu filho.
Um livro, vídeos e algumas reportagens reclama o esquecimento de Newton.



Comentários

Unknown disse…
Boa noite
Meu pai Fernando Mendonça faleceu aos 40 anos em 1999 seu irmão se chamava Renato não Marcelo que vem a ser meu tio, mais mesmo assim agradeço prla matéria.
Att Newton Mendonça neto
Biodiversidade disse…
Boa noite. Vou corrigir a informação. Desculpe sobre datas e não sei de onde tirei Marcelo. Moramos todos juntos por um ano quando cheguei ao Rio, pois sou baiano. Compomos músicas juntos, acompanhei o namoro e casamento, e conheci sua avó. Depois perdi o contato, quando então soube da partida precoce de Fernando. Uma família de músicos e uma história bacana. Que Deus lhe abençoe você e sua mãe Rosália.

Postagens mais visitadas deste blog

Morro de Pernambuco - queimada e abandono

As Flores do Sul da Bahia

O Parque Marinho da Pedra de Ilhéus