sexta-feira, julho 10, 2015

Verticalização, uma opção radical.

Aglomerado de prédios no final da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus: Opção pela verticalização.
  Ilhéus optou com um modelo de verticalização radical. Fomos criados com a mentalidade de nos tornarmos uma "cidade grande (capital)", e os edifícios é um símbolo de progresso. Desde a muito tempo os ilheenses imaginam uma avenida com uma fila de edifícios como em Salvador, e o que estamos fazendo, e já causamos erros marcantes.
  Optamos por um caminho delicado, contraditório com um pensar territorial mais amplo, pensando como uma cidade grande e planejada - uma região metropolitana que se pensa consolidar.
  Esse processo ganhou força com a verticalização na Lomanto Junior, a orla sul da Baia do Pontal, e agora no Savoia na Zona Norte. É um processo que deve ser discutido, pois existem muitas variantes a serem pensadas que se relacionam a paisagem, mobilidade, arquitetura, engenharia e a própria economia.
  Existem vantagens, mas existem muitas desvantagens, ou cuidados que precisam ser tomados. Nesse espaço vamos discutir e postar fotos sobre a verticalização que vem ocorrendo em Ilhéus desde 2004, quando se iniciou o "boom" da construção civil na região.


Nenhum comentário: