domingo, julho 07, 2013

A Lista dos Animais Ameaçados do Brasil

Dendropsophus haddadi (Acuípe - Ilhéus)
Não se sabe quantas são as identidades de milhares de nossos diferentes animais. Alguns são pequenos, outros grandes, muitos que tornamos insignificantes e tantos outros insignificantes. Mais de dez mil espécies são conhecidas no território brasileiro, e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) tem a missão junto com todos nós de descobrir o grau de vulnerabilidade de cada espécie na natureza, e traçar estratégias mais eficientes de proteção e conservação. 


Não sabemos muito, mas podemos fazer a nossa parte, valorizando a nossa causa da conservação da biodiversidade no sul da Bahia. Nós já falamos de nossa Lista Vermelha do Estado da Bahia. Lembrem-se o quanto é importante que se proteja as espécies não apenas da extinção global, mas da extinção local também. No caso de nossa região, existem um número grande de espécies endêmicas, que só existem aqui; também, um número desconhecido de espécies, e todas elas encontram-se ameaçadas pela falta de investimento em conservação e planejamento do uso do solo.


Fique atento! Ajude a proteger a vida a começar pela sua ação no território em que você vive. Participe da Lista Vermelha da Bahia. Para conhecer mais espécies ameaçadas, postei alguns links abaixo. Lembro a todos também que a referência principal em termos globais para as espécies ameaçadas é a Red List da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 



Nenhum comentário: