quinta-feira, novembro 08, 2012

UESC debate o lixo nosso de cada dia


CONVITE DA ORGANIZAÇÃO

É com enorme satisfação que informamos que encontram-se abertas as inscrições, e submissões de trabalhos, para o V Seminário de Estudos de Impactos Ambientais (SEMEIA) a ser realizado no auditório Paulo Souto, entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2012, na Universidade Estadual de Santa Cruz, abordando a temática "Resíduos Sólidos".

Nessa edição teremos como abertura a palestra do renomado Jornalista Washington Novaes, colunista dos jornais impressos "O ESTADO DE SÃO PAULO" e "O POPULAR", e também consultor de jornalismo da "TV CULTURA".

Teremos a imensa satisfação em tê-los novamente semeando as ideias para um mundo sustentável.


Atenciosamente,

Comissão organizadora.


CENAS DE SUJEIRA DIGNAS DE FOTOGRAFIA
Sujeira, dificuldade de organizar o sistema de coleta, buracos negros no funcionamento, e a omissão da população faz de Ilhéus e Itabuna, fortes concorrentes em ranking cidade mais suja.

Recentemente Itabuna foi destaque nacional com um mundo de lixo jogado à revelia nas margens de seu contorno rodoviário. Já em Ilhéus, a coisa é pior ainda. É a cidade mais suja da região, e ainda ainda recebe toneladas de lixo em seus manguezais e praias, através do rios que desembocam no município, especialmente o rio Almada e o Cachoeira.


É oportuno destacar que, mesmo sendo um grande problema socioambiental dessa região, e que está diretamente relacionado com índices altíssimos de contágio da perigosa DENGUE, e ainda, que sem o conscientização da população não dá pra enfrentar o problema, somos carentes de  campanhas de conscientização. Pude sentir essa diferença quando voltei a morar em Ilhéus, pois na cidade do Rio de Janeiro, senti esse esforço da COMLURB de promover a informação e a educação ambiental sobre os resíduos.

Aqui, nem a TV, nem o rádio, nem as prefeituras e nem as empresas de lixo, mas sempre tem uma andorinha aqui e ali tentando fazer verão, e renascer a reflexão coletiva.Sã iniciativas como a do professor Armando Lucena da UESC, a Associação de Surf e outros da sociedade civil que anualmente tentar tirar o tema do escuro, e realizam mutirões simbólicos em alguma de nossas praiascom os poucos voluntários da consciência.

Quanto à presença de Whashington Novaes, só alegria, e um enorme prazer de tê-lo em Ilhéus. Ele é cara, papa, pioneiro, o incentivador e importante referência para todos os que se buscam a comunicação e o jornalismo ambiental.



Nenhum comentário: