quarta-feira, agosto 01, 2012

Indicadores Sociais de Ilhéus: O Retrato Cruel de Nossos Desafios


O Lançamento dos Indicadores acontecerá no dia 02 de agosto de 2012 (quinta-feira), às 18:30h, no Teatro Municipal de Ilhéus.

O evento contará com a presença e palestra de Oded Grajew, fundador do movimento nacional de Cidades Sustentáveis, da Fundação Abrinq, do Instituto Ethos e de outras instituições sociais brasileiras. Também participarão do lançamento, os três prefeituráveis de Ilhéus: Sra. Carmelita Ângela (PT), Sr. Jabes Ribeiro (PP) e Sr. Jorge Luiz (PSOL).

E AGORA CANDIDATOS?

A nossa multi-vocacionada Ilhéus tem um enorme desafio nos próximos anos: Libertar os cativos da miséria que se esconde por detrás dessas nossas belas paisagens, como me disse uma vez, o Marcos, ex-diretor da CARE Internacional em Ilhéus. E eu acrescento, "e dentro de nossos mangues!". Ilhéus atrai a atenção do Brasil e do mundo pela suas riquezas naturais, e isto acontece desde as primeiras décadas após o descobrimento, mas não soube desenvolver até hoje, um modelo que seja justo e sustentável.

Em tempos de especulação e crescimento econômico, a cidade é assediada pela construção civil, pelo seu capital humano desvalorizado, pelas delícias do maior litoral de todo o nordeste (quase 100 km), pelo conjunto extraordinário das mais belas propriedades rurais falidas, pela disponibilidade de água doce, pela sua localização geográfica estratégica, etc. E continua atraindo gente, sejam pobres de outras regiões, que aqui vêem sua última esperança, e investidores de todo tipo.  

Mas essa terra, que adormeceu em uma civilização Grapiuna, iludida pela própria grandeza, tornou-se mesmo a mais bela terra injusta e desorganizada do litoral brasileiro, e candidata fortíssima a cidade mais degradada e sucateadas pela má gestão política.

O apartheid do cacau e suas hipocrezias está aí - Mais vivo que nunca! A prova são os índicadores sociais de Ilhéus e Itabuna: Os piores possíveis! Estamos no topo da desventura, e desgraça social, que, se perdurar, nunca seremos nada, e até o nosso chocolate perderá o sabor da justiça. É aqui, onde mais se mata jovens da periferia, crimes em maioria impunes. Lixo, dengue, analfabetismo, crak confirmam o desgoverno da Naus da nossa Ilhéus, onde uma mulher com um cisto no peito demora meses para  conseguir um exame de mamografia. Essa é Ilhéus - Território da Cidadania - distintivo das regiões com os piores índices de desenvolvimento humano da Bahia.

O pano de fundo de tudo isto? Corrupção, incompetência, planejamentos equivocados, falta de cultura de autoestima regional,  falta de participação e falta de ânimo, paciência e estímulo para tomarmos as rédeas do presente e do futuro planejado, e isto se faz ocupando as nossas associações, os espaços de comunicação, a prefeitura e a nossa Câmara Legislativa com a nossa verdade, alma e coração. Só assim, nos salvaremos dos lobos, só assim destinguiremos o bem do mal, o bom do ruim, e obrigaremos os governantes a colocar o dinheiro e o bem público à serviço do povo.


ACORDA MEU POVO !

O CONVITE DO INSTITUTO NOSSA ILHÉUS É UM CONVITE PARA TIRAR AS VENDAS DOS OLHOS, E ASSUMIRMOS A NOSSA CIDADE, E O DESAFIO DE CONSTRUIR O FUTURO PARA OS SEUS HABITANTES. 

O Instituto Nossa Ilhéus e seus parceiros convidam a sociedade Ilheense para o Lançamento do Sistema de Indicadores de Ilhéus, uma ferramenta que permite mensurar o desempenho de Ilhéus em 70 diferentes indicadores em diversas áreas: Saúde, Educação, Violência, Trabalho e Renda, Juventude, Trânsito, Condições de Moradia e Pessoas com Deficiência. Por meio destes indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas, o sistema retrata os desafios e as desigualdades internas da cidade, permitindo diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social.

 O Sistema de Indicadores de Ilhéus é uma ferramenta de conhecimento e mobilização social. Por meio de 70 indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas, em diversas áreas: Saúde, Educação, Violência, Trabalho e Renda, Juventude, Trânsito, Condições de Moradia e Pessoas com Deficiência, o sistema retrata os desafios e as desigualdades internas da cidade, permitindo diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social.

 Os dados são apresentados com séries históricas e são os mais atualizados disponíveis, referentes em sua grande maioria a 2011, incluindo dados do Censo do IBGE. Estes indicadores são apresentados em uma ótica comparativa com outras cidades de mesmo porte que Ilhéus e também da região e alguns são apresentados com comparativo entre diferentes áreas de Ilhéus.

A partir desse conhecimento, é possível identificar grandes desafios para Ilhéus e para a região, que se colocam abaixo da média na maior parte dos indicadores utilizados. Isso deverá levar a debates, discussões e participação consciente da sociedade, a fim de construir um conjunto de metas e de estratégias para o contínuo desenvolvimento de nossa cidade.

Com isso, torna-se possível aprimorar a discussão das políticas públicas, buscando a construção de metas de transformação real da situação de vida e da garantia de direitos da população da cidade, em lugar de simplesmente discutir construções, obras e realizações. É objetivo do Instituto Nossa Ilhéus definir, a partir deste sistema, um conjunto de compromissos para o desenvolvimento da cidade, por meio da discussão e mobilização social.

Nenhum comentário: