sexta-feira, julho 13, 2012

Personalidade: Oded Grajew



por Paulo Paiva

ODED GRAJEW

ELE É UM MENSAGEIRO DA BUSCAS DE CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES, DA SOCIEDADE, DA MUDANÇA QUE COMEÇA NAS PESSOAS, E À PARTIR DAS CIDADES. NO BRASIL, 85% DAS PESSOAS MORAM NAS CIDADES. "É NAS CIDADES QUE VAI SE TORNAR MAIS CLARO O CAMINHO A PERCORRER", AFIRMA.

Todo mundo fala das florestas, da água e dos oceanos, mas o legal é que o Oded Grajew fala das cidades, e da sociedade que vive nas cidades. Vamos encontrar um caminho de mudar esse país sem saúde e educação, a agir agora, todas as comunidades pensando no bem comum. Não queremos que a São Paulo de hoje, seja a Ilhéus de amanhã, e olhe que a São Paulo de hoje, em muitos aspectos é melhor do que a Ilhéus de hoje.


Oded Grejew, um dos organizadores do Fórum Social Mundial, do Projeto Cidades Sustentáveis e do Movimento Nossa São Paulo é um dos grandes mensageiros das preocupações e reflexões centrais de um novo modelo de desenvolvimento. Ele aposta na mudança da governança nas cidades, e no programa de indicadores implantados em São Paulo, um programa piloto, que está sendo adotado por todo o Brasil, como uma referência. Ilhéus é pioneira e está dentro do programa, e refletindo os indicadores sociais, através do Instituto Nossa Ilhéus, dirigido por Maria do Socorro Mendonça, pensando Ilhéus, seguindo o o exemplo do experiente mensageiro. 


O caminho do aprendizado de novas práticas começa ao prestarmos atenção nas coisas, e seguirmos os exemplos. Grajew fala, que se a gente não se incomodar, se não fiscalizarmos o orçamento público, se não comprometermos os nossos governantes com metas e indicadores, ninguém pense que vamos mudar alguma coisa. E essa coisa de que estamos falando é a falta de assistência básica à saúde, e a vida. Em Ilhéus, uma mulher com um nódulo no peito, pode esperar mais de nove meses para fazer uma mamografia.


Todos falamos, reclamamos, mas agora é hora de mudar mesmo, senão vai piorar muito. De apurar os desvios de dinheiro público, a corrupção que consome as riquezas do trabalho, acabar com a farra dos "municípios corruptos, corruptores de seus cidadãos", geralmente, explorando os mais fraco em recursos. 




A proposta é enxergar o que está errado, e propor um novo cenário. Planejar o futuro das cidades Brasileiras. Parabéns ao Instituto Nossa Ilhéus, e que Deus abençõe a sua missão fundamental. Que possamos estar acordados para as mudanças sérias, que o tempo sinaliza que devem acontecer em todos os campos de nossas vidas. Tempo de transformações, onde o mensageiro Oded Grajew é uma das vozes que expressa e comunica essas novas ideias, que mobilizam a urgência de mudanças. Uma sociedade que conversa, dialoga, uma cidade melhor. Um futuro planejado, de bem e paz mensurável é possível. As novas mensagens que precisamos internalizar, como a mensagem de Oded Grajew, de se acordar, "meu povo", e entender que ser cidadão é não se deixar manipular, e não se conformar, por nenhuma ilusão, a violência e a injustiça.

"É nas cidades, do meu ponto de vista, que as coisas vão se decidir. Porque, não só pelas riquezas acumuladas, pela população que está concentrada nas cidades - no Brasil são 85% da população está em cidades. Mas quando a gente fala em florestas, de bioma, da água, é a cidade que consome esses produtos, então, o que a contecer com as cidades é que vai mostrar o caminho que a gente vai percorrer."

 



 

 

Nenhum comentário: