quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Mapa das Associações Rurais de Ilhéus‏

*** Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus - 2012

Pouquíssimos são os ecossitemas florestais do planeta que estão tão ameaçados quanto a mata atlântica, e só mesmo países muito pobres e sem alternativas, ainda destroem o que restou de suas florestas.

Mas esse, não é, e nem pode ser, o nosso caso. O Plano Municipal da Mata Atlântica de Ilhéus é o primeiro a ser realizado em um município da Bahia, e o primeiro a ser construído de forma participativa em todo o país. Os iheeenses, assim como os brasileiros, não querem, e nem suportam mais, a morte nas chuvas, o desmatamento, a poluição, o esgôto e as doenças do século XIX, a degradação socioambiental.

Em Ilhéus, a cada dia que passa, aumenta a consciência da importância que tem essa região para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Mais que isso, percebemos que temos um dever, uma tarefa, um papel diferenciado no debate nacional e global sobre o modelo de desenvolvimento, que outras regiões.

O objetivo do Plano da Mata Atlântica caminha pelo árduo trabalho de consciêntizar para proteger. E nesse caminho, a identificação (zoneamento), reconhecimento (conservação) e estudo (pesquisa) de nossos remanescentes florestais é fundamental. outros pontos importantes é a recuperação de áreas degradadas, incentivo à conservação do sistema agroflorestal Cacau-Cabruca, mobilização municipal para a restauração ambiental da Bacia do Almada e do rio Cachoeira, etc.

Os trabalhos realizados em Ilhéus foram intensos, densos e produtivos, e, ao final da tarde do último dia 10 de fevereiro de 2012, o fruto das colaborações de mais de 300 representantes da sociedade ilheense resultaram na primeira versão do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em Ilhéus.

Agora temos um plano, e podemos vislumbrar um programa e uma agenda para conservar essa riqueza, que se manteve diante de tanto estrago. Mais um esforço, e mais um passo diante dos grandes desafios para que o processo de desenvolvimento em Ilhéus não resulte na perda de patrimônio ecológico, cultural, e da qualidade de vida que temos aqui.

Vamos acompanhando tudo o que diz respeito a essa conscientização pública, partilhando os frutos desse histórico planejamento, a exemplo dos diversos mapas obtidos com a consolidação de todos os dados e informações obtidas sobre a cobertura vegetal do município.

O mapa abaixo é das Associações Rurais do Município de Ilhéus (passível de complementação permanente), elas que são o símbolo maior da democratização das áreas cultiváveis e do cooperativismo que pode gerar pode fortalecer uma econômia rural sustentável no município.


Nenhum comentário: