Ilhéus Cidade Mística

Não é qualquer lugar que tem uma história que caminha para os 500 anos, e que tem Igrejas erguidas nos séculos XVI, XVII e XVIII, e uma longuíssima estrada de fé para testemunhar. Essa terra é Ilhéus, abençoada pela natureza e pela fé, que se renova também, todos os dias, como uma terra de adoradores de Deus.


Caminhar por Ilhéus é fazer uma viagem no tempo vivo de Cristo, é passear por uma bela história da Igreja Católica. A tão bela Ilhéus evoca os nossos sentidos para o louvor a Deus. A nossa Catedral é tão bela que, decididamente, é a maior atração de Ilhéus para todos os visitantes que nos procuram conhecer.



Ilhéus é Católica, e universal. É uma cidade ecumênica, no sentido lato, e encerra todas as manifestações religiosas com muito carisma e espantosa fertilidade. Quando subimos a ladeira da Vitoria e lá deixamos nossos corações, refletimos um Deus poderoso, do antes e do depois, do sempre, do eterno, um Deus Irmão, Pai, Mãe e família no caminho do amor.



A Igreja Católica tem uma função muito importante na história e na cultura de Ilhéus. Esse ano tivemos uma belíssima novena, evento que se dá no campo visível e invisível, com muitas bênçãos e profundos religares na experiência da fé.


Apesar da paciência de nossos padres, devemos chamar atenção às diversas instituições que foram convidadas para participar em dias específicos da novena, mas não se fizeram presentes. Não foi o caso do Corpo de Bombeiro, que honrou o convite, mas foi o da Polícia Militar, Federal, Civil, DIREC 6, etc., que não providenciou um representante.



A banda da Policia Militar participou na chegada da imagem de Nossa Mãe Santíssima à Paróquia, mas pareciam irritados com a espera, e logo pediram dispensa, dada pelo Padre com muita paciência, e ainda pedindo calorosos aplausos pelo apoio que a Igreja recebe todos os anos.


É assim mesmo! Os tempos mudaram muito, e o respeito das autoridades não é igual a tempos atrás, mas ninguém jamais vai mudar a história, diminuir o brilho dessa missão, que para sempre será continuada.

Comentários

Anônimo disse…
Paulo
Will you print this in English, it looks good.
Pat

Postagens mais visitadas deste blog

Morro de Pernambuco - queimada e abandono

As Flores do Sul da Bahia

O Parque Marinho da Pedra de Ilhéus