Adonias Filho
Parabéns a todos que participaram desse resgate de fundamental importância para a cultura do sul da Bahia, a fundação do Memorial Adonias Filho, na cidade de Itajuípe, local onde o autor nasceu.
O memorial abriga exemplares da produção, títulos, novos registros de memória, textos acadêmicos, fotografias, audiovisuais e homenagens rendidos a Adonias Filho - jornalista, crítico literário e escritor. Além disso, foi criado o site para possibilitar a troca de informações sobre o autor. O espaço fica aberto das segundas às sextas-feiras, sempre das 8h as 12h, e das 14h às 18h.
Temos uma breve história sobre esse grande homem das letras que é preciso que eu relembre nesse momento. Em 1981, aos 18 anos, me iniciei nas letras com o lançamento do livro de poesias "Palavras de um Pensamento", prefaciado por Jane Kátia Badaró e com grande incentivo do grupo "Poetas na Praça" de Salvador, eu buscava encontros de aconselhamento com esses grandes farois da literatura como Adonias, José Louzeiro, dentre outros.
Um ou dois anos depois, um outro poeta emergente de Ilhéus, Kátia Bonfim de Carvalho, seguia esse caminho com o lançamento de "Rastros de Vida", que teria uma apresentação muito especial de Adonias Filho, e como Adonias é Adonias, vejam que maravilha de texto ele escreveu, como o grande brilho e universalidade de sempre.
Comentários